Nessa quinta-feira, 2, cerca de 80 pessoas, entre eles 40 pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital da Criança Santo Antônio tiveram uma tarde de festança no São João dos Anjos da Enfermagem. O grupo voluntário composto por 11 integrantes fizeram a alegria da criançada e arrancaram sorrisos de todos que prestigiaram. Se eles não podem ir até o arraial, o festejo junino foi até eles.
O arraial começou com a apresentação da quadrilha Isprimida composta tanto pelos anjos como por pacientes e funcionários. Além disso, tinha comidas típicas, entrega de 80 brindes durante as brincadeiras da pescaria, chapéu e correio elegante. Foi uma alegria só para a pequena Letícia Heloá, de 3 anos, que não parava de dançar e pular durante a apresentação da quadrilha.
Quem também amou a festinha foi Lindalva Fernandes, de 34 anos, e seu filho Vandeilson Fernandes, de 12 anos. O menino está internado há um dia para fazer uma cirurgia nos rins. “Foi uma ótima iniciativa para as crianças internadas que não podem ir as festas que estão acontecendo na cidade. Esse é o primeiro arraial do ano que ele participa. Foi uma ideia bem criativa e que anima as crianças, vi algumas tristinhas antes e agora todas estão bem alegres”, declarou Lindalva.
Segundo a coordenadora estadual do programa Anjos da Enfermagem, Leila Agra, a festa junina está acontecendo em todo os 17 estados brasileiros que desenvolvem o programa e em Boa Vista não poderia ser diferente. Ela declarou ainda que esse trabalho humanizado traz melhoria para o quadro clínico dos pacientes.
“A idéia é trazer a alegria do São João para os pacientes internados. Assim eles festejam também esse momento. Muitos estudos comprovam que a humanização, um tratamento diferenciado dentro das instituições de saúde, melhoram e diminuem o tempo de internação dessas crianças e também acalmam os acompanhantes. E esse é o nosso papel trazer a alegria para quem precisa”, declarou.
Implantado em outubro de 2014 no Hospital da Criança, os Anjos contam com a parceria do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima e Universidade Federal. O Núcleo Roraima é composto por 11 integrantes, oito acadêmicos de enfermagens voluntários, uma instrutora nacional e dois coordenadores. Além das visitas intra-hospitalar, eles também realizam extra-hospitalar quando convidados. Quem tiver interessado nas ações do programa é só procurar o Conselho Regional de Enfermagem, próximo a maternidade ou encaminhar um ofício solicitando a visita.
“O hospital hoje está feliz, essa parceria com os Anjos da Enfermagem tem nos brindado e não deixa passar em branco essas datas comemorativas. Está muito divertido mostrando cada vez esse papel do hospital em confraternizar tanto com aquele que cuida quanto aquele que é cuidado”, declarou o diretor administrativo do hospital, Antonio Gonçalves.