Desde o mês de maio, a Escola Municipal Jael da Silva Barradas, localizada no bairro Cauamé, realiza aulas de zumba aos sábados para a comunidade. Elas são gratuitas e começam a partir das 16h. O projeto "Zumba no Cauamé" busca incentivar a prática de exercícios físicos, zelando pela saúde, lazer e bem-estar dos participantes. A atividade é uma iniciativa da própria unidade e já atende cerca de 60 pessoas, entre funcionários, pais de alunos e comunidade em geral. A escola está situada na rua Uruguai, nº 481.
As aulas são ministradas pelo professor Herbert Lima e duram cerca de uma hora. Segundo o profissional, a zumba funciona como um excelente antiestresse, além de perder até mil calorias em uma hora de dança. “As coreografias são superfáceis, alternam movimentos rápidos e lentos, uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que querem perder peso. Além disso, a dinâmica da aula faz com que a pessoa perca calorias enquanto se diverte”, destacou Herbert.
A gestora da escola, Conceição Coelho, garante que todos os participantes se sentem satisfeitos com o resultado da dança, ela mesma é uma que já vê a diferença. “A zumba veio somar à saúde das pessoas. Aqui nessa área estávamos precisando de um espaço de dança e por isso elaboramos esse projeto inovador. As pessoas estão amando e resultado está sendo excelente”, declarou Conceição.
Ainda de acordo com a gestora, o projeto surgiu a partir de conversas com moradores e funcionários da própria unidade sobre a prática de exercícios físicos. Na oportunidade, ela convida a quem tiver interesse a comparecer na escola e entrar no grupo de dança que a cada sábado cresce.
Zumba - A dança foi criada na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez na década de 1990. Conquistando cada vez mais fãs e adeptos, a atividade física está presente em 150 países. Consiste numa tradicional dança aeróbica com movimentos e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais. A mistura de hip hop, pop, rap, flamenco, dança do ventre, dança africana, além da salsa, merengue, cumbia e reggaeton permite que os alunos tenham um alto gasto calórico sem sentir que estão se esforçando.