Assistência Social

Adolescentes do Crescer conhecem a rotina do mercado de trabalho

O intuito da prefeitura é mostrar como funciona um ambiente profissional, passar a importância do trabalho em equipe e prepará-los para o mercado de trabalho.

Por SEMUC

21/08/2015

Esta quinta-feira, 20, foi de inovação para os integrantes do Projeto Crescer. Cerca de 50 adolescentes das oficinas de marcenaria e serralheria conferiram de perto os serviços desenvolvidos no setor de fabricação da Brasferro, loja especializada em materiais de construção.  O intuito da prefeitura é mostrar como funciona um ambiente profissional, passar a importância do trabalho em equipe e prepará-los para o mercado de trabalho.

“O projeto procura sempre mostrar que existem novas perspectivas para a vida. Hoje estamos mostrando que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, pedindo mais qualificação. A visita é uma forma de ensinar qual é a maneira certa de manusear os equipamentos, os quais necessitam também de atenção máxima, pois são perigosos, cortantes e precisos”, afirmou o gerente da oficina de serralheria do Crescer, Osvaldo Gomes.
A turma do Crescer foi divida em 25 pessoas por turno, uma visitou o setor pela manhã e outra pela tarde. Acompanhados por uma equipe técnica de profissionais do Crescer e da empresa, os adolescentes passearam pelo balcão de produção e aprenderam, na prática, sobre o funcionamento das máquinas, dobras, soldas, cortes, fabricação de telhas e foram alertados sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual.
“Desde quando eu entrei no projeto tive a curiosidade de saber mais sobre a profissão de serralheria. Posso dizer que me sinto honrado com essa visita em uma empresa grande e atuante no mercado, e conhecer como funciona na prática cada serviço. Meu sonho é seguir uma profissão nessa área, me formar e trabalhar um dia como esses servidores que vi aqui”, revelou um dos integrantes da oficina de serralheria, Guilherme Patrício de Sousa, de 15 anos.
Lavina da Silva, de 17 anos, integrante da oficina de marcenaria do Crescer, é uma das poucas mulheres do projeto que se interessou pela área. Ela revela o que achou da atividade fora da sala de aula. “Nessa área de produção é mais comum se deparar com homens, porém mesmo sendo apenas três mulheres na oficina os rapazes respeitam nossa escolha e até nos auxiliam. Essa visita nos proporcionou uma visão maior do que estamos aprendendo diariamente nas aulas e, no meu caso, despertou mais interesse”, contou.