Saúde

Atendimento Humanizado: prefeitura promove oficina de capacitação para servidores da Saúde

O evento ocorre até esta quarta-feira, 19, das 14h às 18h, na Faculdade Fares e é voltado aos profissionais da Atenção Básica, Hospital da Criança Santo Antônio e Centro de Especialidades Médicas

Por SEMUC

18/08/2015

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nessa segunda-feira, 17, uma oficina de sensibilização e integração para a humanização do atendimento na rede municipal de saúde. O evento ocorre até esta quarta-feira, 19, das 14h às 18h, na Faculdade Fares e é voltado aos profissionais da Atenção Básica, Hospital da Criança Santo Antônio e Centro de Especialidades Médicas.
A ideia, de acordo com a  coordenadora da oficina, Lucimara Araújo, é preparar os profissionais da rede municipal de saúde para oferecer atendimento de qualidade aos usuários, por meio do acolhimento com classificação de risco, fluxo de encaminhamento e agendamentos nas unidades.
"A prefeita Teresa Surita tem trabalhado para oferecer um atendimento humanizado. A capacitação tem a finalidade ainda de desafogar a emergência do Hospital, pois muitos casos são para atendimento básico", destacou Lucimara.
Uma pesquisa realizada pela Coordenação Municipal de Humanização na emergência do Hospital da Criança Santo Antônio detectou que 68% das pessoas que buscam os serviços da emergência da unidade nunca passaram por uma unidade básica de saúde próxima de sua casa antes.
No Hospital, uma equipe formada por assistente sociais é responsável pelo  acolhimento dos pacientes. O primeiro contato é o momento de entender as necessidades do usuário e classificar o atendimento de acordo com o grau de urgência. Durante o treinamento, os profissionais serão preparados também para fortalecer o vínculo do usuário com a unidade básica de saúde.