A tarde dessa sexta-feira, 28, teve cheirinho de pipoca e escurinho de cinema. Cerca de 50 pessoas, entre mães, esposos e acompanhantes assistiram atentos ao filme Coach Carter - Treino para a Vida, na sede do Programa Família que Acolhe, no Pintolândia. A ação faz parte do projeto Cine FQA, que disponibiliza filmes educativos toda última sexta-feira do mês.
Uma das mãezinhas do programa, Talita Bernardo Oliveira, de 22 anos, resolveu convidar o esposo para a tarde de lazer. Ela conta que aprovou a iniciativa. “Sempre venho para as atividades do programa, procuro manter em dia o acompanhamento, consultas e não poderia perder esse cinema, que, inclusive, achei uma ideia ótima, até meu esposo pode me acompanhar. Muitas pessoas não têm acesso e o cinema também é cultura”, disse.
O filme é baseado em fatos reais e conta a história de jovens que vinham de famílias pobres, sem perspectiva para a vida. Eles jogam em um time de basquete, no qual Ken Carter (Samuel L. Jackson) tem o desafio de treiná-los; ele consegue com regras rígidas. A história deixa a mensagem de superação, em que os jovens conseguem vitórias nos jogos, se formam em universidades renomadas e obtêm transformação pessoal.
“Eu amo filmes, a atividade faz parte do meu dia a dia, trabalha o poder da concentração, entendimento e outros fatores. A história de hoje foi bem real, mostra que mesmo com problemas da vida devemos acreditar e batalhar, pois assim a conquista será certa”, afirmou a integrante do Família que Acolhe, Najla da Silva.
Essa foi a terceira edição do Cine FQA, nas sessões anteriores as integrantes do programa assistiram aos filmes: O Garoto, uma comédia dramática, dirigido e estrelado por Charles Chaplin e Desafiando os gigantes, uma história de superação.