•Trânsito
Condutor Legal: Prêmio vai incentivar condutores a dirigir com responsabilidade
O lançamento do prêmio foi dado por meio de um decreto (N.100/E) assinado pela prefeita Teresa e que pretende reconhecer e valorizar o trabalho dos motoristas de táxi-convencional, lotação e de ônibus, bem como a seus devidos auxiliares.
Por SEMUC
25/08/2015
Mais de 900 condutores de transportes públicos e alternativos da capital participaram na noite desta segunda-feira, 24, do lançamento oficial do Prêmio Condutor Legal, que ocorreu no auditório da Faculdade Cathedral. A cerimônia foi presidida pela prefeita Teresa Surita, que anunciou outras medidas que vão beneficiar tanto a classe quanto a população boa-vistense.
O lançamento do prêmio foi dado por meio de um decreto (N.100/E) assinado pela prefeita Teresa e que pretende reconhecer e valorizar o trabalho dos motoristas de táxi-convencional, lotação e de ônibus, bem como a seus devidos auxiliares. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) é quem vai analisar o histórico de cada um dos participantes por um período de um ano, em que todos deverão seguir o regulamento estabelecido.
“É uma forma de trabalhar a educação no trânsito de cada motorista. É uma meta da prefeita Teresa, em que os permissionários do transporte público apresentem o melhor serviço à população. Quem tiver a ‘ficha limpa’, sem nenhum infração ou denúncia no 156, ele terá no para-brisa do seu veículo um selo de qualidade que vai atestar que aquele motorista de fato é um condutor legal”, explicou o presidente da Emhur, Sérgio Pillon.
O prêmio faz parte do Programa de Capacitação Condutor Legal, iniciado em abril deste ano. Automaticamente, todos os 904 condutores que participaram da capacitação estão inseridos na competição, considerada como saudável pelos idealizadores. Segundo dados da Emhur, antes dos motoristas passarem por esta reciclagem, havia cerca de 30 reclamações diárias por conta de atos cometidos pela classe.
“Hoje, esse índice é praticamente nulo”, enfatiza Pillon. “Para se ter uma ideia, nas primeiras semanas após a capacitação, a Emhur não recebeu uma reclamação sequer de nenhum motorista. Isso mostra o senso de responsabilidade que eles adquiriram nesta nova etapa de suas vidas”, destacou.
Para a prefeita Teresa Surita, este será um passo importante que será dado, uma vez que se aproxima a instauração do Plano de Mobilidade Urbana, que vai modernizar a capital. “A ideia é motivar uma qualidade melhor no atendimento à população. Sem dúvidas, será também uma maneira muito especial de se evitar os acidentes de trânsito. A cidade está ficando bem sinalizada, e isso vai continuar. Novos semáforos serão instalados. Então, trabalhando a consciência e a educação desses motoristas, esses índices de acidentes vão diminuir bastante”, enfatizou.
Requisitos – Ainda que estejam todos inscritos no prêmio, os condutores precisam estar em dia com sua documentação. O alvará deve estar devidamente regularizado. Além disso, durante um ano, não devem receber nenhuma multa, notificação, passar por processo administrativo ou ser alvo de denúncias por parte da população. Os agraciados vão receber um certificado, selo de qualidade que será afixado em seus veículos, além de participar de um sorteio de brindes na data da entrega da premiação, marcada para o mês de maio de 2016.
Na ativa há 13 anos, a motorista de táxi-lotação Denise Costa aprovou a ideia, que segundo ela, vai incentivar a prudência por parte dos condutores. “Dirigir com responsabilidade é dever de todo condutor. E isso deve ser parte de todo motorista de ônibus, de táxi e lotação. A prefeitura está de parabéns por mais uma iniciativa que beneficia o povo”.
Rodízio – Durante a cerimônia dessa segunda-feira, 24, a prefeita assinou uma portaria que institui um sistema de rodízio para os veículos de táxi-lotação em horário de pico – das 17h às 20h, no terminal José Campanha Wanderley, no centro de Boa Vista. A medida vem atender a uma antiga reivindicação dos condutores.
“Com esta alteração, os condutores dos lotações terão mais tempo e poderão gerar mais renda. Outro fator benéfico será a diminuição das longas filas de veículos ao redor do terminal do Centro, que chegava a prejudicar o trânsito em horário de pico”, explicou a prefeita.
A partir de agora, o rodízio deverá ocorrer a cada 15 dias, em que os lotações serão divididos em dois grupos. O primeiro será dos veículos de numeração entre 401 e 605. O segundo, da numeração de 606 a 811. Para dar mais agilidade na prestação dos serviços e mais conforto aos usuários, os lotações serão organizados em duas filas, sendo uma para embarque e outra para desembarque.
Leia também