Cidadania

Conferência Municipal da Juventude começa neste sábado

O evento tem o apoio do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFRR), Prefeitura de Boa Vista e Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

Por SEMUC

28/08/2015

“As Várias formas de mudar o Brasil” é o tema da terceira Conferência Municipal da Juventude de Boa Vista, que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), com a participação de representantes de movimentos sociais e sociedade civil.

O evento tem o apoio do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFRR), Prefeitura de Boa Vista e Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).
A Conferência é uma ação do Movimento Urbanus, União da Juventude Socialista, Federação de Bandeirantes do Brasil, CUT Roraima, Instituto de Articulação da Juventude da Amazônia (IAJA), Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA), Associação dos Estudantes de Roraima (ASSOER), Juventude LGBT, Coletivo Canoa Cultural, Coletivo Cultural Afro-Amazônico Lê Axé Obá D’Alaguinã e Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Roraima.
A programação terá início às 13h, com o credenciamento dos participantes e em seguida terá mostra de vídeo sobre a Trajetória da Política Pública da Juventude e debate sobre as drogas   as Drogas (Saúde Mental) / Extermínio da Juventude. Às 16h30, a Coordenação do evento fará a leitura e aprovação do regimento interno e, na sequência, a apresentação cultural, grupos folclóricos e encerramento com a Banda JamRock.
No domingo, 30, segundo e último dia do evento, representantes dos movimentos sociais irão discutir em grupos os 11 eixos que asseguram o Estatuto da juventude, desde a cultura, justiça, meio ambiente, educação, saúde e esporte nas salas temáticas, com objetivo de elaborar relatórios, moções e sistematização de propostas que serão levadas a plenária para deliberação e à Conferência Estadual de Juventude por meio dos delegados e suplentes eleitos durante a Conferência Municipal.
Conforme Juliana Carolina da Silva Lima, da coordenação da conferência, a ideia do evento é efetivar a participação cidadã garantida na Constituição. “Para esta terceira conferência, realizada por movimentos sociais, espera-se no mínimo 120 jovens e propostas que estejam de acordo com a realidade dos jovens de Boa Vista. Outra questão é quebrar paradigmas, fazer com que o jovem seja levado a sério, que a diversidade seja respeitada. A participação do poder público e sociedade civil é importante para que as propostas saiam do papel”, comentou.
Conforme o Superintendente da Juventude da Fetec, Marcelinho Meireles, a Conferência Municipal da Juventude é um espaço democrático para os jovens que conduzem, se manifestam e protagonizam seus próprios anseios, pensamentos e desejos para a elaboração de uma carta, aprovada na plenária final, que será encaminhada a etapa estadual que deve ocorrer até o dia 07 de setembro e em seguida a etapa nacional em dezembro”, comentou.
Ainda segundo Meireles, o governo federal escolheu o tema “As várias formas de mudar o Brasil” para construir um Plano Nacional da Juventude dentro dos 11 eixos assegurados pelo Estatuto da juventude. “A ideia do Governo Federal é criar um Plano Nacional por meio das conferências realizadas no Brasil com a participação da juventude Brasileira. Esse é um momento para o jovem se manifestar enquanto sociedade civil quanto ao ele quer, deseja e almeja. Não existe nenhuma imposição por parte do poder público”, disse.
Segundo a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, além de dar apoio ao evento, a prefeitura irá apresentar tudo o que está sendo feito no âmbito municipal para o jovem de Boa Vista. “A nossa intenção é construir mais políticas públicas voltadas para a juventude, a ideia é somar forças. A prefeitura se preocupa com o jovem para garantir os atendimentos e direitos assegurados de prevenção e acompanhamento”, comentou.