A unidade, que recebe pacientes de todo o estado e até do exterior, registrou mais de 45 mil atendimentos de urgência e emergência só neste ano
O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), único em referência nos procedimentos de média e alta complexidade em Roraima, completou 15 anos no último dia 13 de agosto. A prefeitura de Boa Vista realiza uma programação de aniversário nesta quarta-feira, 26, para comemorar a data que marca a fundação da instituição e sua importância para a população roraimense. De janeiro a julho deste ano, a unidade realizou 48.773 atendimentos de urgência e emergência.
Na programação de aniversário estão incluídas atividades com colaboradores e pacientes do HCSA, com realização de peças teatrais e música, nos blocos de emergência e observação, teatro dançante, cuidados com a pele voltado para os servidores do hospital e oficinas de artes com balões que serão entregues às crianças. O evento será encerrado com o culto ecumênico.
Investir na qualidade do serviço oferecido pelo HCSA é prioridade da prefeita Teresa Surita, que ao assumir a gestão em 2013 iniciou um processo de reconstrução da saúde municipal, que se encontrava em estado de abandono. "Sabemos que precisamos avançar muito ainda na área de saúde, mas já conseguimos fazer bastante mudanças. Aos poucos, vamos conseguindo melhorar ainda mais o ambiente de nossas unidades básicas de saúde e do Hospital da Criança, para que os nossos pequenos possam se sentir mais confortáveis", destacou a prefeita.
Hoje, a unidade hospitalar conta com uma série de novos equipamentos adquiridos já na gestão da prefeita Teresa. Além de novas camas, berços, colchões, carro de anestesia e de emergência, desfibriladores, eletrocardiógrafo, monitores multiparâmetros de última geração, o HCSA também passou por uma ampliação nos blocos de internação com 62 novos leitos.
Outro projeto de ampliação previsto para o hospital, segundo o secretário municipal de saúde, Rodrigo Jucá, contempla as salas de urgência, emergência e UTI. "É importante salientar que o recurso já está garantido. Estamos caminhando para o processo licitatório. Temos ainda o projeto de revitalização geral do hospital, onde todo o piso, instalações sanitárias, forros, pinturas o centro cirúrgico serão contemplados. Um dos nossos principais objetivos é humanizar cada vez mais o atendimento oferecido população", explicou o secretário.
HCSA
É um hospital infantil de médio porte da assistência municipal e realiza atendimentos em regime de pronto socorro, internação hospitalar e atendimento ambulatorial nas diversas especialidades médicas pediátricas, atendimento de urgência e emergência, diagnose e terapia, cirurgias eletivas (em regime de internação e ambulatorial) e tratamento clínico geral e especializado.
O atendimento é realizado por demanda espontânea e referenciada. Os serviços oferecidos para atendimento de urgência e emergência são suportados com estrutura de diagnóstico 24hs (Radiologia e Patologia clínica). A assistência hospitalar oferece ainda, cuidados intensivos através dos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva para crianças e Unidade Intermediária.
A unidade atende ainda as crianças dos países vizinhos, Venezuela e Guiana Inglesa, incluindo o atendimento aos indígenas. O HCSA conta hoje com uma equipe multiprofissional de 792 funcionários e realizou de janeiro a julho deste ano, mais 12 mil consultas ambulatoriais, com especialidades médicas e não médicas; 38.291 procedimentos de urgência e emergência; e 673 procedimentos cirúrgicos, destes 170 oriundas da urgência e emergência.