Educação

Lê pra mim?: Escola municipal inova em projeto de incentivo a leitura

O “Lê pra mim?” consiste no empréstimo diário de livros infantis, onde cada turma terá uma caixa contendo uma bolsa, três opções de livros, um boneco personagem e um caderno de registro.

Por SEMUC

05/08/2015

Um dos maiores desafios nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental é trabalhar a leitura e escrita com os alunos. Com o intuito de inovar a prática de ensino, a Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte desenvolveu o projeto “Lê pra mim?”,  que promete despertar nos 360 estudantes o gosto pela literatura. O projeto já está em execução desde maio, mas nesta terça-feira, 5, foi lançado oficialmente.

O “Lê pra mim?” consiste no empréstimo diário de livros infantis, onde cada turma terá uma caixa contendo uma bolsa, três opções de livros, um boneco personagem e um caderno de registro. A dinâmica é que o aluno passe um dia com a bolsa em casa e interaja tanto com o boneco quanto com os familiares e registre a atividade no caderno. Quando todos participarem no período de um mês, o aluno mais dedicado da turma ganhará um certificado da escola. No mês seguinte, a turma ganhará uma nova caixa, com novos livros e outro personagem.
A novidade do projeto é que os 14 bonecos foram confeccionados de forma a refletir a inclusão social. Cada um tem nome e uma história relatada em uma cartilha que também acompanha a caixa. Entre os personagens, tem o negro, o índio, o japonês, o portador da Síndrome de Down, o autista, com vitiligo e tem os bonecos deficientes físico, visual e auditivo.
Erick Leal, de 9 anos, estuda no 4º ano B, e está entre os mais animados da turma. O menino ficou empolgado desde a primeira vez que levou a bolsa para casa. Agora está ansioso para levar novamente e se divertir com a família. “Gostei muito, esse projeto vai melhorar bastante a nossa leitura. Eu utilizo em casa tanto para diversão como para treinar a minha leitura”, declarou o menino.
A professora Anna Karolina declarou que o resultado do projeto na sua turma, 4º ano B, a tem surpreendido. Depois do projeto, os alunos já melhoraram 100% na leitura e 90% na escrita. “A leitura é essencial na formação do aluno e também do cidadão. Esse projeto veio a somar a tudo aquilo que já é trabalhado constantemente em sala de aula. Antes a leitura diária era somente no ambiente escolar, e agora vai além dos muros da escola o que desenvolve também o gosto nos familiares”, ressaltou.
Os 40 livros escolhidos para fazer parte do projeto são da literatura brasileira, obra de seis autores. São eles: Ana maria Machado, Sylvia Orthof, Ruth Rocha, Eva Furnari, Monteiro Lobato e Ziraldo Pinto. “O projeto é mais interessante porque além de enfatizar a leitura e a inclusão a gente conseguiu envolver os pais. Eles conhecem o projeto e realizam em casa a atividade com os filhos. O projeto é lúdico e alertamos que o boneco se alimenta da leitura”, declarou a gestora, Monica Felício.
A massagista Claudia Brito, de 34 anos, está muito satisfeita com a iniciativa da escola e declarou que sua filha Hadassa, de 7 anos, ficou empolgada com a presença do boneco em sua casa. “Eu achei excelente, incentiva nossos filhos a lerem e ajuda a interagirem com as diferenças. O bonequinho que ela levou tinha manchinhas na pele, ela interagiu bastante, lia, brincava, conversava e até dormiu com ele. Além disso, ela apresentou o novo amiguinho para a vizinhança”, declarou a mãe. E para finalizar, Claudia, em gargalhadas, ressaltou que a menina pediu um bonequinho especial para ela.