Saúde

Prefeitura coleta 85 toneladas de lixo hospitalar por mês

A coleta do lixo produzido por hospitais, postos de saúde, clínicas, consultórios e laboratórios deve ser feita de forma diferenciada do recolhimento dos demais resíduos sólidos.

Por SEMUC

27/08/2015

Seringas, lâminas de bisturi, gaze, algodão com sangue ou secreções, descartados de qualquer forma, podem causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. Eles são  chamados de lixo hospitalar. Entre os riscos que esse material oferece, está a contaminação por doenças infectocontagiosas, como a AIDS, causada pelo vírus HIV. Por causa disso, o descarte e o tratamento adequado desse material é tão importante.

A coleta do lixo produzido por hospitais, postos de saúde, clínicas, consultórios e laboratórios deve ser feita de forma diferenciada do recolhimento dos demais resíduos sólidos. Em Boa Vista, são coletadas em média 85 toneladas de lixo hospitalar por mês.
A coleta é feita diariamente nos hospitais como o Santo Antônio e o HGR, que produzem grandes quantidades. Nos postos de saúde, os resíduos são recolhidos três vezes por semana. Já nos locais que produzem pequenas quantidades de lixo hospitalar, a coleta é feita conforme a solicitação.
A coleta do lixo hospitalar é realizada por profissionais treinados para lidar com esse tipo de material. Os resíduos são transportados em um caminhão-baú (diferente do que é usado para a coleta do lixo domiciliar) e levados ao aterro sanitário, onde são colocados em uma célula séptica e enterrados imediatamente para evitar qualquer tipo de contaminação.
Crime - O descarte indevido de resíduos hospitalares é considerado crime ambiental, com penas previstas na Lei 6.514/2008. As multas variam de cinco mil a 50 milhões de reais. As denúncias podem ser feitas todos os dias da semana por meio da Central de Atendimento 156, que funciona 24 horas por dia.
“A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental monitora os descartes desses resíduos gerados pelos órgãos e estabelecimento durante a coleta. Quando os agentes de limpeza da empresa terceirizada realizam a coleta e identificam alguma irregularidade, é feito um relatório com fotos descrevendo a situação. Em seguida, o documento é enviado à Superintendência de Serviços Públicos (SSP) para tomarem as devidas providências”, afirmou o secretário da pasta, Daniel Peixoto.
Para solicitar o serviço de coleta de lixo hospitalar, os estabelecimentos particulares de saúde devem fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, localizada na rua Claudionor Freire, 571, bairro Paraviana. Os órgãos públicos de saúde já são cadastrados.