Saúde

Prefeitura dá continuidade a Campanha Nacional Contra Hanseníase, Geohelmintíase e Tracoma

A finalidade é identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho” e reduzir a carga parasitária, além da identificação de casos suspeitos de tracoma em crianças de 5 a 14 anos

Por SEMUC

10/08/2015

A Prefeitura de Boa Vista promoverá a partir de segunda-feira, 10, a continuação da Campanha Nacional contra a Hanseníase, Geohelmintíase e Tracoma. A finalidade é identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho” e reduzir a carga parasitária, além da identificação de casos suspeitos de tracoma em crianças de 5 a 14 anos. Desde 2013, a campanha ocorre mensalmente nas escolas e já contemplou cerca de 20.000 estudantes, em 20 escolas da rede municipal de ensino.

As ações da campanha serão realizadas nas escolas municipais com base em um cronograma. A primeira escola a receber a equipe da Secretaria Municipal de Saúde é a Laucídes Inácio de Oliveira, no Conjunto Pérola do Rio Branco II, no período de 10 a 13 de agosto, no horário de 9h às 11h e de 15h às 17h.
A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hanse, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, podendo afetar também outros órgãos como o fígado e olhos. A primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes de cor avermelhadas ou esbranquiçadas, em qualquer região do corpo, placas, caroços, inchaços, fraqueza muscular e dor nas articulações. A transmissão acontece pelas vias respiratórias.
A doença tem tratamento e quando diagnosticada precocemente pode curar em 80% dos casos. Porém, a falta do diagnóstico pode causar sequelas graves, causando incapacidade físicas e deformidades. O tratamento é feito gratuitamente nas unidades de saúde do município.
O tracoma é uma conjuntivite crônica provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, e atinge principalmente as crianças. A transmissão ocorre pelo contato direto, pessoa a pessoa, ou por meio de objetos contaminados (lápis, borracha, toalhas e fronhas). Os sintomas são lacrimejamento, coceira nos olhos, sensação de corpo estranho e fotofobia discreta. Em alguns casos pode não apresentar sintomas.
As geohelmíntiases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichuria e pelos ancilostomídeos.
A proposta da ação é implementar o tratamento quimioprofilático preventivo em crianças de 5 a 14 anos com a utilização do medicamento Albendazol, para redução de carga parasitária e das suas complicações, além do trabalho educativo em saúde, por meio de palestras, folders e cartazes sobre o tema.

Acompanhe o calendário das escolas a serem contempladas:

ESCOLA

ENDEREÇO

DATA 2015

Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira

Conjunto Pérola do Rio Branco II

10 a 13 de agosto

Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira

Rua Severiano Caetano nº 310 Bairro Jardim Floresta

14 a 18 de setembro

Escola Municipal Glemíria Gonzaga Andrade

Av. do Sol nº 395 Bairro Cidade Satélite

05 a 09 de outubro

Escola Municipal Raio de Sol

Rua Curitiba nº 446 Bairro Nova Cidade

16 a 20 de novembro

Calendário sujeito a alterações, adequando-se às programações das escolas.