Desde a noite dessa terça-feira, 11, o sistema de semáforos instalados no cruzamento das avenidas Carlos Pereira de Melo com São Sebastião já está em pleno funcionamento. As equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) intensificaram os trabalhos de forma a melhorar o tráfego naquela região.
Os semáforos começaram a ser instalados há cerca de três semanas, observando a necessidade de controlar o tráfego de veículos e minimizar os índices de acidentes de trânsito. Antes, no local havia uma rotatória que, segundo moradores, não era utilizada na forma devida.
“Boa parte dos motoristas não respeitava a preferencial e acabava entrando na rotatória de forma brusca. Muitos acidentes ocorreram, principalmente com motociclistas”, explicou o comerciante Josevan Almeida, morador do bairro Cidade Satélite. “Sempre passava com cuidado, na hora de voltar pra casa. Pois o cuidado não vier de nós, dificilmente virá de alguém”, disse.
Enquanto as obras de retirada da rotatória e instalação dos semáforos ocorriam, a Smtran estava constantemente no local, principalmente nos horários de pico para orientar os condutores de veículos.
“Havia uma necessidade muito grande desses semáforos estarem nesse local. O risco de acidente era muito alto, principalmente nos horários de grande circulação de veículos, os horários de pico. Mas nossa equipe intensificou a fiscalização no local e também os trabalhos para finalizar esta obra. O trânsito, que era muito conturbado, agora vai passar a fluir melhor. Agora, esperamos que o índice de acidentes seja zero”, afirmou Djeandrea Bastos, superintendente municipal de Trânsito.
O trabalho faz parte do projeto de readequação do trânsito de Boa vista. No total, serão implantados 100 semáforos em 25 pontos da cidade, identificados como críticos de trafegabilidade. Os novos semáforos são modernos e possuem sistema de led, proporcionando maior durabilidade e menor consumo de energia. Eles possuem “no-break” e funcionam por até três horas, mesmo se faltar energia.
Outros serviços – A Smtran está na fase de conclusão da instalação dos semáforos na avenida Piscicultura, cruzamento com a rua Puraquê, no bairro Santa Teresa. No ano passado, foram registrados na via cerca de 30 acidentes com vítimas. “Esta obra também vai contemplar os moradores daquela localidade, evitando que transtornos como acidentes aconteçam”, explicou Djandrea.
Além disso, está em fase de conclusão as obras de retirada de uma rotatória na avenida Glaycon de Paiva com Cecília Brasil. A Smtran analisou a via e concluiu que era necessário fechar o cruzamento e estender o canteiro central. “Ali já possui dois semáforos. Fechando o canteiro central, vai melhorar o trânsito, evitando pequenos engarrafamentos nos horários de pico”, finalizou a superintendente.