Saúde

Semana da Amamentação: Centro de Saúde Silvio Botelho promove dia de palestras

As mamães participaram de palestras sobre aleitamento materno e a importância para a saúde e desenvolvimento do bebê, orientações sobre o pré-natal e alimentação adequada durante a gestação.

Por SEMUC

06/08/2015

Na tarde de quarta-feira, 5, quando se comemora do Dia Nacional da Saúde, a Prefeitura de Boa Vista promoveu uma ação voltada para o grupo de gestantes do Centro de Saúde Silvio Botelho, no Bairro dos Estados, em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

As mamães participaram de palestras sobre aleitamento materno e a importância para a saúde e desenvolvimento do bebê, orientações sobre o pré-natal e alimentação adequada durante a gestação.  Dora Lorena, grávida de 8 meses do seu segundo bebê, faz o acompanhamento pré-natal na unidade e participou de toda a programação. "As informações que recebemos aqui são muito importantes, tanto pra quem é marinheira de primeira viagem como quem já tem bebê", afirmou.
O grupo de gestantes participou de uma sessão de ginástica laboral realizada pela fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, e ainda fizeram os exames para detectar malária, HIV e hepatite B e C, além de atualização do cartão de vacina pendente.
As atividades da Semana Mundial do Leite Materno vai até sexta-feira, 7,  nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura. O Centro de Saúde Silvio Botelho realiza atividades com dois grupos de gestantes, todas as quartas e sextas-feiras.
"Esses momentos são essenciais, pois aqui nessa conversa informal, elas falam sobre temas que muitas vezes são tabus. A unidade de saúde disponibiliza e acompanha a mulher antes da gravidez, durante e até após o parto, com a criança até os dois anos de idade", explicou o enfermeiro Jesse James de Souza.