•Direitos do consumidor
Telefonia Móvel: Consumidores devem ficar atentos com as contratações de planos
É preciso que o consumidor saiba analisar bem quais delas oferecem as melhores vantagens para o perfil de consumo.
Por SEMUC
14/08/2015
Atualmente, o Brasil conta com quatro grandes operadoras de telefonia celular. E para isso, é preciso que o consumidor saiba analisar bem quais delas oferecem as melhores vantagens para o perfil de consumo. Além disso, é preciso também saber se o cliente consegue trabalhar melhor com planos pré-pagos ou pós-pagos, uma vez que esse fator também interfere muito no valor da conta.
Por essa razão, o Procon Boa Vista preparou algumas dicas para o consumidor descobrir se o seu perfil de consumo se encaixa melhor em um plano de telefonia com créditos pré-pagos, pós-pagos ou planos controle.
Descobrindo seu perfil - Antes de assinar qualquer plano, o consumidor precisa pensar em como utiliza os aparelhos. Vamos fazer algumas rápidas perguntas que o consumidor deve avaliar para descobrir qual é o tipo perfeito de pacote que pode ser contratado com as operadoras. Quanto eu vou usar para efetuar ligações? Eu preciso de ligações ilimitadas para a mesma operadora? Eu preciso de SMS ilimitado? Qual a quantidade de dados que eu navego (internet – fotos, vídeos, músicas, áudios, WhatsApp e afins)?
Pós-pago? Ou pré-pago? - Se o consumidor usa muito o seu aparelho, um plano pós-pago pode ser realmente interessante. Mas para isso é preciso saber se poderá usar tudo o que o plano oferece. O consumidor deve verificar os limites de cada operadora e pensar bem em quanto gastaria.
SMS e internet - Os planos pré-pagos dificilmente oferecem um grande volume de dados para os consumidores, mas isso deve começar a mudar. O consumidor deve ficar atento para promoções e mudanças nos planos contratados.
Pacotes: tudo em uma coisa só - Além de gastar créditos com ligações, os clientes das operadoras também podem aproveitar uma série de promoções que oferecem pacotes de SMS e internet por preços mais baixos do que seria gasto em separado.
No entanto, enviar mensagens de texto é algo que pode sair caro para os assinantes de planos pré-pagos. Sendo assim, o melhor seria partir para operadoras que oferecem planos de mensagens, caso o consumidor queira manter planos pré-pagos. Em relação aos planos pós-pagos, os torpedos ilimitados para qualquer operadora podem acabar sendo mais baratos do que seriam no pré.
Planos controle – Para este serviço, Sabrina Tricot recomenda que o consumidor redobre os cuidados. “Já faz alguns anos que as operadoras brasileiras oferecem planos controle para os consumidores. Eles são pós-pagos, mas contam com valores fixos para evitar surpresas na hora da fatura e não demandam a recarga constante. Apesar disso, os clientes podem comprar créditos para continuar falando após o esgotamento das franquias. Nessa modalidade, quem leva vantagem é quem usa muito o aparelho para ligar para a mesma operadora”.
SMS ou WhatsApp? - Em dados recentes, constatou-se que as operadoras de telefonia celular de todo o mundo deixaram de faturar bilhões nos últimos dois anos por causa da ampla adesão dos usuários aos aplicativos como o WhatsApp. Mas será que para os consumidores brasileiros vale a pena deixar de enviar mensagens de texto para ficar somente com o software?
Assim como na hora de decidir se vale a pena um plano pós-pago ou pré-pago, o consumidor precisa avaliar muito bem quais são os tipos de contatos que mantém, se as pessoas com as quais conversa estão conectados à internet com frequência. Se sim, a contratação de pacotes de dados pode ser mais interessante do que a de mensagens de texto — ainda mais porque não há limitações quanto às operadoras em WhatsApp, Viber e afins.
Procon Boa Vista – Em caso de dúvidas, ou para formalizar uma denúncia sobre qualquer caso relacionado aos direitos do consumidor, o Procon Boa Vista funciona na sala 2 do 1º andar do Terminal João Firmino Neto, localizado na avenida dos Imigrantes, n.º 1612, Buritis. Os telefones de contato são 3625-2219 e 3625-6201. As reclamações e denúncias também podem ser feitas por e-mail: procon@boavista.rr.gov.br .
Leia também