•Saúde
Unidade de Saúde oferece atividades físicas para idosos
Cultivar o hábito da prática de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida na terceira idade é uma prioridade da Prefeitura de Boa Vista
Por SEMUC
18/08/2015
Cultivar o hábito da prática de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida na terceira idade é uma prioridade da Prefeitura de Boa Vista. Durante três dias por semana, a Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis realiza uma série de atividades físicas voltadas para os idosos com doenças crônicas.
As atividades ocorrem há quatro meses e envolvem danças de estilos variados e exercícios físicos na praça e na escola do bairro. Na dança, participam 32 mulheres e mais de 70 idosos estão cadastrados nas aulas de atividades físicas.
A médica Iane Santana é a coordenadora das atividades com os idosos. Assim que chegou na unidade, percebeu um número grande deles sem acompanhamento e outros com índices de glicemia muito altos. "A maioria deles eram sedentários, então começamos a fazer um trabalho de sensibilização para tratar e até manter um controle das doenças crônicas", explicou a profissional.
Conforme a médica, após o início das atividades, a maioria dos idosos já apresentou melhora, com as taxas controladas, sem picos glicêmicos e um avanço considerável na qualidade de vida.
Uma das maiores queixas dos idosos atendidos na unidade eram as dores nas articulações. Dona Inez Hipólito, de 74 anos, está matriculada nas atividades e já percebe os efeitos dos exercícios físicos. "Gosto muito de fazer as atividades, fui operada no joelho e quase não levantava o braço para me vestir, hoje eu consigo fazer muitas coisas", contou.
Benefícios
Segundo a médica Iane Santana, a prática de atividades físicas nessa idade ajuda no tratamento das doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de ser importante também no tratamento da depressão. "As atividades físicas são uma maneira de trazer os idosos à unidade para que possam interagir com os outros e trocar experiências. As ação são essenciais para promover a qualidade na saúde física e metal. Notamos que eles estão mais comunicativos, mais participativos, e tem mais colaboração com a comunidade" destacou.
Leia também