Emprego e renda

Prefeitura oferece melhores condições de trabalho para antigos ocupantes de feira irregular

A cozinheira de mão cheia agora ocupa um boxe do Mercado Municipal Romeu Caldas, no bairro Mecejana.

Por SEMUC

17/09/2015

Panelada, peixe frito, carne guizada. Os pratos estão no cardápio do restaurante da dona Suzana, que há duas semanas ganhou um novo e mais confortável endereço. A cozinheira de mão cheia agora ocupa um boxe do Mercado Municipal Romeu Caldas, no bairro Mecejana.

O local é bem diferente do espaço em que ela trabalhava: um barraco de madeira na feira improvisada na rua Carmelo, ao lado do antigo mercado Laura Pinheiro, no bairro Pintolândia. “Lá, a gente tinha que fazer 'gato' para ter água e energia. Não tinha banheiro e nem segurança. Eu dormia na minha barraca pra ninguém levar minhas coisas. Aqui é bem melhor, estou até conquistando novos clientes!”, contou.
Assim como dona Suzana, outras pessoas também trabalhavam e até moravam na feira irregular, que surgiu de uma invasão há cinco anos. Elas também conviviam com a falta de estrutura e com péssimas condições de trabalho e higiene. Ao todo, 22 famílias ocupavam o local. A prefeitura de Boa Vista, por meio do Programa Braços Abertos, se comprometeu em realocá-las em outros espaços adequados para o comércio, seis aceitaram.
A prefeitura disponibilizou boxes em mercados e praças da capital para atender os feirantes. Quatro pessoas foram realocadas no Mercado Municipal Romeu Caldas, uma na praça Bento Brasil e uma no terminal de ônibus José Campanha Wanderley. O restante também desocupou o local pacificamente, mas optou por soluções próprias. Também foi disponibilizado o transporte para a mudança dos feirantes. Assim que todos os ocupantes deixaram a antiga feira, os barracos foram demolidos.
“Nós procuramos soluções que atendessem a cada família. Hoje, elas estão dentro de espaços da prefeitura onde tem água, luz, em boxes de alvenaria que têm toda condição de higiene e salubridade para desenvolver um comércio no ramo de alimentos”, destacou a coordenadora do Programa Braços Abertos, Bete de Oliveira.
Em parceria com o Sebrae/RR, a prefeitura também vai oferecer capacitação em gestão de pequenos negócios para os comerciantes. O objetivo é a valorizar os pequenos empreendedores que atuam em espaços da prefeitura e consequentemente melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.