Assistência Social

Projeto Crescer: Prefeita inaugura nova sede no bairro Silvio Botelho

As apresentações foram realizadas no novo espaço destinado ao projeto, localizado no bairro Silvio Botelho, Zona Oeste de Boa Vista, onde funcionava o antigo Restaurante Popular.

Por SEMUC

25/09/2015

Rap e percussão, a combinação inusitada foi apresentada por alunos do Crescer e contagiou o público presente na inauguração da nova sede do projeto, na manhã desta sexta-feira, 25. Eles comandaram as atrações culturais que ainda foram representadas pela dança, o makulelê e a capoeira. As apresentações foram realizadas no novo espaço destinado ao projeto, localizado no bairro Silvio Botelho, Zona Oeste de Boa Vista, onde funcionava o antigo Restaurante Popular.

A nova sede é mais ampla e com salas climatizadas. Lá serão realizadas as oficinas. O espaço mais confortável vai receber cerca de 500 adolescentes e jovens atendidos pelo projeto. Eles participam das oficinas de educação para o trânsito e sinalização, artesanato, música, dança, cinema, meio ambiente, cozinha regional e panificação, informática, teatro e biojoias. Além de atividades esportivas.
“Aqui as oficinas estão melhores acomodadas, com uma estrutura mais moderna, em um ambiente integrado. A localização é estratégica, porque nós podemos atender os adolescentes que já frequentam o projeto e que são dessa região”, ressaltou a secretária municipal de Gestão Social, Simone Queiroz.
Na nova sede, a oficina de Moda e Serigrafia ganhou uma sala maior, equipada com máquinas de costura modernas e mesas de corte para atender os 84 alunos. É nesse espaço, decorado com croquis e peças de roupas feitas pelos integrantes do projeto, que o Adriano Rodrigues Miranda, de 17 anos, pretende continuar aperfeiçoando as técnicas em confecção de vestuário.
“Aqui aprendi a costurar, a customizar roupas, aprendi várias coisas sobre moda e serigrafia. Agora eu ajudo minha avó, que é costureira, nas encomendas que ela recebe”, contou.
Cozinha profissionalizante
A oficina de panificação também conta com uma cozinha maior e com equipamentos novos para atender mais alunos na produção de massas, pães e outras delícias da culinária. É a segunda oficina que a Joicelene Francisca da Silva, de 16 anos, participa no projeto. “No Crescer, a cada dia a gente aprende coisas novas. Aqui também nós fazemos novos amigos, é uma grande família unida”, destacou.
A mudança de sede não interfere no horário de funcionamento das oficinas que continuam sendo realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e noite. Durante a inauguração, a prefeita Teresa Surita destacou no novo espaço, o objetivo é dobrar o número de adolescentes atendidos e destacou a importância do projeto na recuperação de adolescentes em situação de risco.
“No Crescer, esses jovens tem uma chance, uma oportunidade. A família participa, e você vê que realmente tem condições de  melhorar e de mudar uma realidade difícil deles. A gente não consegue mudar comportamento só com a repressão, a gente também precisa mostrar o caminho que podem seguir e é isso que o projeto procura ensinar, mostrar.  A gente tem conseguido um bom resultado”, avaliou a prefeita.
Projeto Crescer - Foi criado em 2001, na gestão da prefeita Teresa Surita. Hoje atende 500 adolescentes e jovens com idade entre 15 e 23 anos em situação de risco, em Boa Vista. A iniciativa recebeu diversos prêmios pela sua excelência na área social, como o da Fundação Getulio Vargas e da Petrobras e foi reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma das iniciativas mais avançadas no enfrentamento à violência juvenil.
Tirou Boa Vista de uma triste posição no mapa da violência. De 35 gangues, sobraram apenas cinco, como mostrou o estudo do Instituto Sangari, baseado em dados do Ministério da Justiça, e a violência juvenil teve redução de 72% entre 2001 e 2007, de acordo com informações da Polícia Militar de Roraima. O projeto foi reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma das iniciativas mais avançadas no enfrentamento à violência juvenil.