Mais conforto e qualidade para a primeira infância. É o que a prefeitura está garantindo para as crianças de Boa Vista. Nesta terça-feira 27, a prefeita Teresa Surita entregou mais duas casas mãe, Vovó Sinhá Laranjeira e Tia Lourdes, localizadas no bairro Cidade Satélite. As unidades foram totalmente revitalizadas. Ganharam novas portas, janelas, telhado, pintura, banheiros e mobilha, além de uma estrutura totalmente moderna, antes encontrada apenas na rede privada, e agora oferecida na rede pública municipal.
Com a entrega dessas unidades, a Prefeitura de Boa Vista contabiliza um total de sete unidades, reformadas e ampliadas, que agora contam com um novo modelo para melhor atender as crianças assistidas do bairro Alvorada, Centenário e Cidade Satélite.
As unidades agora contam com uma estrutura moderna, colorida, com rampa de acesso, refeitório climatizado, cozinha, banheiros adaptados com acessibilidade, sala de convivência para realização de atividades lúdicas e pedagógicas e sala administrativa. Tudo para oferecer mais conforto e possibilitar um melhor aprendizado às crianças atendidas. Esse novo modelo será estendido a todas as casas mãe do município.
Para Dinele Valente, pai de Ágatha Vantina, uma das crianças assistidas na Casa Mãe Tia Loudes, hoje é o inicio de uma nova era para o ensino infantil no bairro Cidade Satélite. Ele ressalta que as unidades de ensino Casa Mãe é a extensão do lar, onde todas as necessidades das crianças atendidas são supridas.
“Para nós que somos pais, hoje é um dia especial, um dia de agradecimento, pois sabemos a importância de um ensino de qualidade para as nossas crianças. Nossos filhos recebem muito mais que atenção e alimentação nessas unidades, elas recebem também carinho e amor. Podemos trabalhar tranquilos, porque temos a certeza que eles estão sendo bem cuidados, com o que há de melhor no ensino e no zelo”, garantiu.
A prefeita Teresa Surita destacou a continuidade desse trabalho em todas as casas mãe do município e o trabalho que vem sendo feito em relação à educação infantil. Além das casas mãe, Boa Vista ganhará 17 creches Proinfância. A primeira foi entregue no mês de julho.
“As casas mãe agora têm um novo formato para atender melhor a primeira infância. Nossa dedicação com a educação infantil em Boa Vista vai além da obrigação, é um compromisso que fazemos com o coração, por isso estamos trabalhando para garantir que mais crianças possam estar na sala de aula, com escolas e um ensino e de qualidade”, disse a prefeita de Boa Vista Teresa Surita.
Casas Mãe – As casas mãe foram implantadas no ano de 2001, numa gestão anterior da prefeita Teresa Surita. A certeza de proporcionar às crianças de Boa Vista um desenvolvimento integral, oferecendo um atendimento que em todo momento lembre o bem estar de um colo maternal e familiar, foi o que a levou a desenvolver o projeto.
Hoje são atendidas 660 crianças com idade de 2 e 3 anos nas 22 casas mãe existentes no município. As unidades contam com cuidadores especializados para atender todas as crianças, até mesmo as que necessitam de cuidados especiais. Outras 11 unidades estão em construção, para ampliar o número de vagas e garantir atendimento de qualidade às crianças de Boa Vista.
“Fazer uma educação com qualidade em Boa Vista é possível e a prefeitura está mostrando isso, atendendo a demanda dentro das possibilidades do município, com muito amor e carinho por nossas crianças, oferecendo o que há de melhor e mais moderno, possibilitando despertar cada vez mais o interesse pelo aprendizado”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Lucivane Freitas.