Cultura

Clube dos Livros: Conheça a história do fundador da primeira Biblioteca Comunitária de Boa Vista

Hoje o acervo está em torno de 8 mil livros entre enciclopédias, romances, biografias, poesias, clássicos nacional, internacional e literatura infantil.

Por SEMUC

29/10/2015

Recém-formado em Letras, José Oliveira Filho veio da cidade de Iguatú no estado do Ceará. Chegou em Roraima em 1997 meio desacreditado mas com a esperança de aqui conseguir recursos e retornar para sua terra natal. “Mas provei a água do Rio Branco e me apaixonei pela cidade”, disse ele. Foi professor da rede pública, onde contribuiu com a educação de muitos roraimenses.
Um militante e ativista da leitura, aqui teve a ideia de criar um espaço para fazer aquilo que mais gosta. Em 2007, montou uma papelaria e colocou uma estante com cerca de 30 livros. Mas o acervo foi crescendo e, em 2009, ele de fato criou o Clube dos Livros, a primeira Biblioteca Comunitária de Boa Vista. Hoje o acervo está em torno de 8 mil livros entre enciclopédias, romances, biografias, poesias, clássicos nacional, internacional e literatura infantil.
José atua de forma independente, mas conta com o apoio logístico da Prefeitura de Boa Vista. Hoje, ele conseguiu um novo espaço onde reservou para a montar Sala de Leitura da biblioteca. Mesmo pequena, a estrutura é climatizada, tem sinal de wi-fi e confortável. Muito feliz, ele conta sobre o suporte que a prefeitura tem dado a ele nos últimos anos. “A nova gestão da Teresa Surita foi muito acessível ao meu projeto e me cedeu essa sala ao lado da biblioteca para que eu pudesse fazer a sala de leitura, que era uma reivindicação popular. Era desconfortável fazer leitura na praça de alimentação do local”, frisou ele.
Vale ressaltar que em 2010 o projeto entrou no concurso nacional Viva Leitura onde foi apontado como o segundo melhor projeto de incentivo à leitura do Brasil, no ranking nacional das bibliotecas comunitárias existentes. Com isso, seu José foi agraciado com o Curso de Bibliotecário Técnico ministrado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Em 2011, participou do quarto seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias que envolveu 53 países do mundo.
Inauguração - A primeira sala de leitura comunitária foi aberta ao público nessa quarta-feira, 28, com a participação da Banda Municipal, apresentações de artistas e escritores da terra e uma exposição de livros raros. Na sala foram expostos algumas relíquias  como um retroprojetor, aparelho antigo de DVD e videocassete dos anos 60. Além disso, José exibiu sua primeira CPU e máquina de xérox que ele guardou para servir de estudos.
Nesta quinta-feira, 29, na data em que se comemora o Dia Nacional do Livro, continua a exposição de livros e o lançamento do Clube dos Leitores e o Sebo Novo Virtual que será disponível no site www.clubedoslivros.com.br.
Entre a biblioteca é sua! - Funcionando de domingo a domingo, das 8h às 18h, a biblioteca comunitária está localizada no segundo piso do Centro de Atendimento à População (no Terminal João Firmino Neto), localizado na avenida dos Imigrantes, bairro Buritis. Hoje são mais de 340 pessoas cadastradas no Clube do Livro e a maioria é do Interior.
Vanderleia Franco é frequentadora da biblioteca há quatro anos. Ela contou que admira a audácia e a coragem de José. “É muito bacana a iniciativa do senhor Oliveira. Reservar e organizar um local para quem tenha interesse de estudar até porque hoje é difícil as pessoas se interessarem pela leitura. E hoje ele uniu o útil ao agradável porque além da biblioteca, ele está disponibilizando a sala de leitura em que ajeitou da forma que ele pôde. É louvável a atitude dele”, disse ela.