Este início de mês é de alegria para a família de dona Olívia de Souza, moradora do bairro Professora Araceli Souto Maior. Isso porque a Guarda Civil Municipal (GCM) entregou alimentos, roupas, brinquedos e outros artigos para suprir as necessidades que a família enfrenta. O trabalho representa o outro lado da corporação, que além de ajudar a combater a criminalidade, também deve contribuir com o bem-estar da população.
O trabalho envolveu alunos do curso de formação, que fizeram a recolha dos donativos e foram até a casa de dona Olívia fazer a entrega. Isso foi possível graças ao aluno Marcelo Maciel, que conheceu a história da senhora quando ainda era agente de endemias. Ao entrar para a GCM, informou aos colegas da necessidade de contribuir com a família.
“Eles vêm passando por uma situação bem difícil. Dona Olívia passou a cuidar de algumas crianças que perderam seus pais e outras que foram abandonadas. Sem ter muitas condições de cuidar até mesmo da própria família, ela os abraçou, pois era a única esperança que eles tinham. Por isso, nos mobilizamos para ao menos dar uma qualidade de vida melhor a eles”, explicou Marcelo.
Grande parte do material arrecadado foi por meio de doações de cidadãos à GCM. Outros foram comprados pelos alunos do curso em Boa Vista e também da turma de Caracaraí. Para dona Olívia, os guardas civis agiram como “anjos enviados dos Céus”, pois surgiram num momento bastante delicado de sua vida.
“Sou muito agradecida por essa ajuda. Não tenho uma boa condição financeira para cuidar dessas crianças, mas não poderia abandoná-las. Agora temos alimentos, roupas e até brinquedos. Minhas novas crianças vão ficar muito contentes, pois algumas estão ainda na comunidade Pedra Branca e só depois é que vão morar comigo”, disse, animada.
A proposta da GCM é tornar este trabalho mais frequente. Por isso, é de grande importância que a população participe deste ato de solidariedade. “Todos aqueles que quiserem contribuir com famílias como a de dona Olívia podem entregar alimentos, roupas, brinquedos e o que for necessário diretamente na nossa base, localizada na Vila Olímpica. Com toda a certeza, será de grande valor”, explicou o coordenador da equipe, aluno Lucas Viana.