Cultura

Monumento Xavante: Novo cartão-postal ressalta importância da Força Aérea na Amazônia

27/10/2015

Boa Vista agora conta com um novo cartão-postal, que além de fomentar o turismo, também homenageia os 31 anos da Base Aérea de Boa Vista. O Monumento Xavante AT-26 “Brigadeiro do Ar Lauro Ney Menezes” foi instalado no canteiro central da Avenida João Alencar, na divisa dos bairros Aeroporto e Cauamé. A inauguração oficial do monumento ocorreu no final da tarde dessa segunda-feira, 26.
O monumento é representado por uma aeronave identificada como FAB 4493, denominada Xavante AT-26. O avião fez parte de diversos esquadrões da FAB, sendo considerada uma aeronave com bom desempenho para o treinamento de pilotos. Ele entrou em atividade ainda nos anos 70 e teve cerca de sete mil horas de vôo.
Utilizada para treinamento militar até o ano de 2008, a aeronave foi desativada dois anos depois. O Esquadrão Escorpião, da Base Aérea de Boa Vista, foi quem cuidou do restauro do veículo. Ele foi doado à Prefeitura de Boa Vista por meio de termo assinado em maio deste ano.
Segundo a prefeita Teresa Surita, o comando da Base já havia procurado a gestão municipal no ano passado, com a proposta do monumento. Boa Vista era a única capital que possuía uma base aérea e que não tinha um monumento desta natureza.
“Foi com grande alegria que nós recebemos a aeronave e iniciamos o processo de instalação do monumento, que simboliza os esforços da Força Aérea Brasileira especialmente em suas missões de proteção da Amazônia. Este novo cartão-postal é um presente à população, pois vai contribuir também para deixar a cidade mais bonita e mais receptiva”, disse a prefeita.
Nas palavras do comandante da Base Aérea, coronel-aviador Régis Augusto Azevedo, a história da Força Aérea Brasileira se entrelaça com a história de Roraima. Tanto a instituição do Ministério da Aeronáutica quanto a criação do Território Federal do Rio Branco ocorreram na década de 40.
“Este monumento muito nos orgulha, pois sabemos bem a história que a Base Aérea possui no Estado. Simboliza mais de 30 anos de desbravamento, de proteção à Amazônia, além de ressaltar mais de 70 anos de esforços que a Força Aérea Brasileira tem em defender o país”, destacou.

O Monumento – A aeronave foi colocada em um suporte de concreto de cerca de quatro metros, bem no meio do canteiro central da avenida João Alencar. A via dá acesso à rodovia BR-174, sentido Venezuela. Ou seja, está localizada em uma das entradas da capital. A posição em que a aeronave foi instalada dá a impressão de que o avião está fazendo um voo baixo ou pousando. Além disso, o veículo aéreo possui fotocélulas intermitentes e que são acionadas via controle remoto.