Quem participou da entrega da Praça da Bandeira nesta quinta-feira, 15, notou que o difícil era manter os olhos fixos em apenas um espaço do local. “Nossa que linda! Tudo está encantador”, disse o estudante universitário, Adriano Araújo. A admiração pela reforma realizada pela Prefeitura de Boa Vista estava estampada no rosto das pessoas. Elas comentavam sobre a praça de alimentação, a academia ao ar livre, os quiosques e as quadras. Essa é a primeira das sete praças reformadas entregue pela gestão municipal.
A prefeitura ainda teve a preocupação em manter a parte histórica da praça e construiu um memorial contendo informações do local. O Monumento à Bandeira Nacional foi preservado e revitalizado. O canhão do Forte São Joaquim, outro símbolo da praça, voltou ao seu lugar. Ele é um dos canhões que protegeram o Vale do Rio Branco da agressão inimiga, durante a colonização pela coroa portuguesa. Famílias tradicionais que fazem parte da história do local foram homenageadas durante a solenidade.
Novidades da Praça da Bandeira
Dentro das novidades da nova praça e de modernização dos espaços públicos está a instalação de um posto de vigilância da Guarda Civil Municipal, acessibilidade, e iluminação moderna com lâmpadas de LED. Equipamentos de academia ao ar livre foram instalados para quem gosta de se exercitar em espaços abertos. Além de um playground para diversão das crianças.
Todas as belezas da praça puderam ser registradas e postadas nas redes sociais do próprio local. É que agora ela conta como BV Online, que disponibiliza wi-fi gratuito para a população. A construção de uma Praça de Alimentação no local pretende movimentar o espaço. São três lanchonetes, um restaurante e uma sorveteria. Todas dispõem de banheiros que vão atender aos frequentadores no período da tarde e noite.
A microempresária Mariley Kreuz, que comercializa na praça há 12 anos, conta que já tinha visto o local receber outras reformas, mas que nada se compara a obra que foi realizada pela Prefeitura de Boa Vista. “É uma grande felicidade podermos ver a praça linda do jeito que está. Na verdade é uma nova praça, totalmente moderna. Só temos a agradecer a prefeita Teresa Surita pela dedicação e empenho em manter esse local vivo, que faz parte da nossa história de muita gente”, contou.
A apresentação do Instituto Boa Vista de Música, a percussão do Projeto Crescer e bailarinos dançando samba de gafieira deram o tom animado da inauguração. A presença de pessoas que tiveram a infância marcada por momentos vividos na praça e de centenas de boa-vistenses, tornou o momento ainda mais bonito e especial.
“A cidade é a expressão coletiva daquilo que somos individualmente. Nossas praças são bem cuidadas, limpas, cheia de famílias, sempre com atrações musicais. Aqui não vai ser diferente. Isso é o reflexo do trabalho que temos feito para transformar Boa Vista na capital com a melhor qualidade de vida do país. Nós não queremos só fazer, de qualquer jeito, nós queremos fazer da melhor maneira pra ter resultados que encantem todos”, destacou a prefeita Teresa Surita.
A capital das praças – Boa Vista tem 43 espaços públicos de lazer, com áreas verdes no meio da cidade. Manter esses espaços conservados é uma bandeira da Prefeitura de Boa Vista.
A história – A Praça da Bandeira foi inaugurada no dia 18 de novembro de 1939, pelo então prefeito Adolpho Brasil, em homenagem ao Dia da Bandeira. Ela sempre foi um ponto de encontro das famílias, estudantes, amigos e agora - após a reforma - volta a ser um local especial, com beleza, modernidade, segurança, conforto. Era nessa praça que antigamente acontecia eventos importantes e cívicos da cidade, uma vez que não havia a Praça do Centro Cívico.