Educação

Servidoras municipais recebem atendimento especializado sobre o câncer de mama

As mulheres receberam orientações de como fazer o autoexame, atendimento clínico, além de poderem colaborar com um quilo de alimento que será destinado às ações da Liga.

Por SEMUC

22/10/2015

A programação do Outubro Rosa termina na próxima semana e para marcar o mês, que reforça a luta contra o câncer de mama, as servidoras, gestoras e coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação (Smec), promoveram um dia de palestras e atendimento especializado nesta última quarta-feira, 21. O evento contou com a parceria da Liga Roraimense de Combate ao Câncer.

A secretária de Educação, Lucivane Freitas, explicou que a proposta foi idealizada a partir do número de mulheres existente na Secretaria. “A maioria é servidoras, gestoras, coordenadoras, professoras, além de tudo são mães. Somos uma das secretarias que mais concentra mulheres e hoje demos uma paradinha pra refletir sobre os cuidados com a saúde”.
As mulheres receberam orientações de como fazer o autoexame, atendimento clínico, além de poderem colaborar com um quilo de alimento que será destinado às ações da Liga. A coordenadora de educação infantil da Smec, Lena Otilha, foi uma das servidoras que participaram da ação. Ela fez questão de estar no encontro para passar sua experiência para outras mulheres.
“Eu não tinha o costume de cuidar da minha saúde. Dedicava o meu tempo ao trabalho e também para as tarefas de casa. Fui pega de surpresa quando fiz o autoexame e senti um caroco no meu seio esquerdo. Fiquei desesperada. Fui ao médico e tive que tirar um pedaço do seio para fazer a biópsia. Graças a Deus não deu nada grave, não era maligno. Por isso eu aconselho cada mulher para ter o hábito de ir ao médico e fazer o autoexame. Só assim para evitar o sofrimento”, disse emocionada.