Educação

Moradores do Conjunto Cruviana ganham mais uma Creche Proinfância

Durante a inauguração, além da prefeita, vereadores e secretários municipais, estavam presentes também a família da homenageada Áurea de Holanda

Por SEMUC

24/11/2015

Quem disse que os moradores de bairros afastados estão esquecidos? Para a Prefeitura de Boa Vista eles são prioridades. Prova disso é que mais uma unidade da Creche Proinfância foi inaugurada nesta segunda-feira, 23, no Conjunto Residencial Cruviana. É a Creche Proinfância Professora Áurea de Holanda Lima, a segunda das 17 unidades previstas no processo de ampliação da rede municipal de ensino.

A primeira unidade inaugurada, Val Baraúna, também está localizada no Conjunto residencial Cruviana, no bairro Equatorial.  As creches possuem uma estrutura moderna e padronizada, construída com materiais pré-moldados ao invés da alvenaria convencional, sendo assim denominado de Metodologia Inovadora. O novo padrão reduz custos, tempo de execução da obra, melhora a funcionalidade, o desempenho térmico e acústico do prédio.
A creche terá capacidade para atender em torno de 350 crianças da Educação Infantil. A nova unidade entrará em funcionamento no próximo ano letivo. O período de solicitação de matrículas segue conforme o cronograma das demais unidades, de 1º a 24 de dezembro, por meio do Call Center 0800 280 3536.
O espaço é composto por quatro blocos: o administrativo, o bloco de serviços e dois blocos pedagógicos. Em resumo, a creche possui oito salas de aula com fraldário, uma sala multiuso, cozinha, refeitório, salas de repouso, solário, dois banheiros infantis, feminino e masculino; um banheiro adulto e dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. Além do pátio coberto e Playground na área externa.
Quem se encantou com a estrutura foi a dona de casa Andressa França, de 19 anos. Ela mora no bairro há quatro anos e não vê a hora de logo matricular seu filho Andrew Lucas, 3 anos. A jovem percorreu cada sala do prédio, olhou cada detalhe, já imaginando Andrew ali estudando. “Achei a creche muito linda, bem equipada. Eu estava esperando há muito tempo por esse presente. Agora sim vou poder matricular meu filho em uma escola boa e próxima de casa. Me sinto mais feliz ainda porque as escolas da prefeitura são referência em educação”, declarou ela.
O valor investido em cada uma das creches é de aproximadamente 1,8 milhões, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Essas creches atendem um maior número de crianças, diferente do que é atendido nas Casas Mãe. São creches feitas com convênios do Ministério da Educação. É mais um passo importante que estamos dando. Existe um compromisso da prefeitura com a primeira infância, e com todas essas creches, casas mães, ações do Família que Acolhe e o novo método utilizado vamos dar um salto em qualidade”, ressaltou Teresa Surita.
Durante a inauguração, além da prefeita, vereadores e secretários municipais, estavam presentes também a família da homenageada Áurea de Holanda. A emoção era expressada por toda a família. Com lágrimas nos olhos, a filha caçula, a médica Auxiliadora Holanda, declarou a felicidade de saber que sua mãe foi reconhecida pela sua trajetória de vida. “Hoje estamos todos muito emocionados. Minha mãe foi uma professora muito dedicada, amava o que fazia, e é gratificante saber que a história dela ficará eternizada em uma escola da rede municipal”, declarou.