Meio Ambiente

Música, poesia e sustentabilidade marcam primeira edição do Dia Verde no Bosque dos Papagaios

Estes são os elementos principais da primeira edição do Dia Verde, uma ação desenvolvida pelo Clã Makunaima em parceira com a Prefeitura de Boa Vista.

Por SEMUC

03/11/2015

A tarde desse sábado, 31, no Bosque dos Papagaios foi dedicada ao amor à natureza e a políticas voltadas à preservação do meio ambiente. Estes são os elementos principais da primeira edição do Dia Verde, uma ação desenvolvida pelo Clã Makunaima em parceira com a Prefeitura de Boa Vista.

O evento teve início às 14h, com exposições do artista plástico roraimense Isaias Miliano. Em outra área do bosque, o Coletivo Arte-Literatura Caimbé expôs um varal poético e apresentou um sarau poético, com ênfase no meio ambiente. Além disso, a ONG Yawara, por meio do projeto MudaRR, fez panfletagem sobre a importância dos cuidados com os animais.
Representantes da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) promoveu a oficina, com o tema “Horta em casa e vida saudável”. A bióloga Francilene Muniz participou da atividade, que segundo ela, é uma grande oportunidade para que as pessoas entendam a necessidade de se preservar o verde e adotar um estilo de vida saudável.
“Muito se fala em conscientização, mas creio que a grande maioria das pessoas já tem essa consciência. O que falta é colocarem em prática. Para mim, o evento foi de grande importância, gostei de toda essa interação com a natureza e com certeza, políticas como essa devem ser adotadas por outras organizações”, destacou.
De acordo com Leandro Toledo, administrador do bosque, a proposta do Dia Verde é despertar na sociedade a consciência ambiental por meio da música, artes integradas, atividades pedagógicas e oficinas, e promover a preservação e uso sustentável dos recursos naturais do planeta.
“Foi um dia interessante. Muitas pessoas demonstraram estar maravilhadas com o clima agradável que o bosque proporcionou. Tivemos todo o cuidado de orientar a todos que cumprissem com certas regras, como não jogar lixo pelo chão, evitar som alto, tendo em vista a tranquilidade do próprio local em si. E todos colaboraram, com satisfação”.
Na parte musical, subiram ao palco para pockets shows (apresentações com estrutura menor, de forma mais intimista) Bem Charles, banda Bali-Rádio e Victor Pium, que levaram em seu repertório canções com o foco na sustentabilidade e na preservação da natureza. Victor, que é um dos idealizadores do evento, afirmou que o Dia Verde faz parte de uma agenda de ações que são desenvolvidas sob essa consciência ambiental.
“O apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fetec e da SMGA, foram de grande importância e isso tem proporcionado muitas ações de sucesso, com a valorização cada vez maior da cultura, das artes, e da sustentabilidade. No próximo ano vamos continuar atuando com essa perspectiva, com o objetivo de contribuir com uma cidade cada vez mais linda e aconchegante”.