Saúde

Novembro Azul: Unidades Básicas de Saúde têm programação durante todo o mês para os homens

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

Por SEMUC

04/11/2015

O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Estatísticas apontam que um a cada seis homens é portador da doença. A estimativa é de que, em 2015, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.
“O Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a cuidar da saúde. Durante este mês, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão com programação específica para este público”, disse a coordenadora interina da Saúde do Homem, Jaqueline de Oliveira.

Confira a programação desta semana:

Dia

Unidade Básica de Saúde

Ação

Quarta-feira

04/11

Unidade Básica de Saúde União

Rodas de conversa sobre cuidados para saúde do homem e principais doenças nesta população; oferta de testagem rápida, explicando o objetivo/aconselhamento em DST-AIDS; oferta de dosagem de glicemia capilar; avaliação do IMC; oferta de consulta médica e de enfermagem; corte de cabelo; sorteio de brindes; lanche para os participantes durante o período.

Horário: 8h às 12h

Unidade Básica de Saúde Equatorial

Palestra sobre o câncer de Próstata / Mama.

Horário: 14h10 às 14h30

Unidade Básica de Saúde Santa Luzia

Palestra sobre tabagismo, teste rápido, aferição de pressão e consulta médica.

Horário: 14h15

Quinta-feira

04/11

Centro de Saúde Olenka Macellaro

Atendimento Clínico reservado para homens e Educação em Saúde sobre Câncer de Próstata.

Horário: 8h às 12h

Unidade Básica de Saúde Cambará

Palestra e testes rápidos de Hiv / Sífilis / Hepatite.

Horário: 14h30

Unidade Básica de Saúde Jorge André Gurjão Vieira

Palestras sobre a Saúde do Homem.

Horário: 8h

Sexta-feira

05/11

Unidade Básica de Saúde do União

Palestra: A importância da prevenção, exames necessários e a incidência do câncer de próstata. Realização de testagem rápida.

Horário: 8h às 12h  e 14h às 18h

Local: CRAS União

Centro de Saúde Mariano Andrade - Caranã

Ação: Grupo Planejamento Familiar.

Horário: 8h às 12h

Unidade Básica de Saúde Asa Branca

Ação: Palestra/Orientações sobre o câncer de próstata, com o clínico geral Dr. Diego Dorneles.

Horário: 9h às 10h

Local: Associação dos moradores do Bairro Asa Branca.

Unidade Básica de Saúde Cinturão Verde

Palestra do câncer de próstata / atendimento médico.

Horário: 8h às 12h

Sábado

07/11

Unidade Básica de Saúde Santa Luzia

Palestra sobre Tuberculose, teste rápido, consulta médica, aferição de pressão.

Horário: 14h15