•Cultura
Novembro da Música: Curso sobre o Método Suzuki de ensino será ministrado em Boa Vista
O encontro é promovido pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e o público-alvo são todos aqueles envolvidos com o mundo da música, em especial os professores, regentes, maestros e afins.
Por SEMUC
20/11/2015
O penúltimo evento dentro do Novembro da Musical será a Semana da Música. Nesta ocasião, será ministrado um curso intensivo sobre o Método Suzuki, que vai ocorrer entre os dias 24 e 27, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja Mórmon), no Centro de Boa Vista.
O encontro é promovido pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e o público-alvo são todos aqueles envolvidos com o mundo da música, em especial os professores, regentes, maestros e afins. O IBVM abriu as inscrições até o dia 6 de novembro, e atualmente conta com cerca de 40 inscritos. Podem participar do curso as pessoas maiores de 18 anos, que tenham concluído o nível médio.
O curso será ministrado pela flautista e professora Renata Pereira, musicista autorizada pela Suzuki Association of the Americas a apresentar o conteúdo em qualquer parte do mundo. Renata desenvolve com a flauta doce e o método Suzuki no Brasil desde 1998, lecionando e formando alunos na região Sul do Brasil (Joinville/Curitiba) e desde 2005 em São Paulo.
O método Suzuki foi desenvolvido pelo violinista e pedagogo japonês Shinichi Suzuki e trata-se de uma filosofia de ensino que ressalta a criação de um ambiente musical rico em estímulos, repleto de bons exemplos e elogios, semelhante ao ambiente em que a criança aprende sua língua materna.
No Brasil, o método era aplicado inicialmente ao violino, porém, com o passar do tempo, foi estendido para viola, cello, contrabaixo, violão, flauta transversal, flauta doce, piano, órgão, harpa, canto, e alguns outros trabalhos em curso. O método para flauta doce foi elaborado pela flautista e oboísta americana Katherine White.
O IBVM - O Instituto Boa Vista de Música está localizado na Praça do Mirandinha, bairro Caçari. Atualmente conta com 500 alunos e 22 professores, que atuam nas disciplinas de teoria musical, metais e cordas. Os alunos também são atendidos na Vila Olímpica Roberto Marinho. Interessados em participar dos projetos podem entrar em contato por meio do telefone 3625-5651 ou pelo site www.ibvmrr.com .
Leia também