Saúde

Profissionais de Saúde da prefeitura serão capacitados pelo Hospital e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Mais de 50 profissionais da prefeitura participam dos cursos de especialização em qualidade e segurança no cuidado ao paciente; gestão das clínicas nas regiões; e especialização em regulação e saúde no SUS

Por SEMUC

26/11/2015

A Prefeitura de Boa Vista tem investido na capacitação e qualificação dos servidores.  Nessa quarta, 25, os profissionais da Atenção Básica e do Hospital da Criança Santo Antônio participaram da abertura dos cursos de especialização do projeto Gestão Clínica no SUS e Saúde de Coletivos. A capacitação será feita por profissionais do Hospital e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

O início dos encontros será em janeiro de 2016, com aulas por vídeo conferências. Mais de 50 profissionais da prefeitura  participam dos cursos de especialização em qualidade e segurança no cuidado ao paciente; gestão das clínicas nas regiões; e especialização em regulação e saúde no SUS, com duração de 11 meses.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, destacou que a capacitação proporciona aos profissionais um contato com o que há de mais moderno nos serviços de saúde. "O Sírio-Libanês é um Hospital de excelência, que detém o que há de mais moderno e tecnológico na área de saúde no Brasil. Nossa parceria com o hospital e o Ministério da Saúde é muito importante, pois dá acesso àquilo que a saúde da rede privada vem fazendo. Essa capacitação é um importante passo para a qualificação e valorização dos nossos servidores", destacou o secretário.
A capacitação é realizada em parceria com Hospital Sírio-Libanês/Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL e o Ministério da Saúde, com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde - CONASS; do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS e vai contribuir com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde em Boa Vista.
A enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Criança Santo Antônio, Zildete Maria de Oliveira, vai se especializar em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente e afirmou que, por meio da qualificação, vai conseguir melhorar ainda mais o seu trabalho.
"Esse curso tem relação direta com o meu trabalho e eu acredito que vou aprender muito, novas técnicas relacionadas a infecção e sobre a segurança do paciente. Além disso, vai me ajudar a ter uma visão mais ampla e melhor para evitar algumas situações adversas", disse.
Conforme a gestora de aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, Ana Julia Calazans, a qualificação vai proporcionar um novo olhar sobre a saúde. "A população ganha um retorno efetivo de novas ações e um novo olhar para esses profissionais que terão seus processos de trabalhos melhorados. Ao final do curso, esperamos que essas pessoas tenham um novo olhar para a saúde, para o paciente, e para rede de atenção à saúde", finalizou.