Cultura

Cantata de Natal da Semges emociona usuários do Terminal do Centro

A solenidade contou com a participação do coral ArtCanto e da Orquestra de Flautas do Instituto Boa Vista de Música.

Por SEMUC

14/12/2015

A ideia era simples: aproveitar o grande número de pessoas à espera de sua condução para voltar para casa e contagiá-los com a magia do Natal! Essa foi a proposta da Cantata de Natal promovida pela Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), que ocorreu no fim da tarde dessa sexta-feira, 11, em sua sede, ao lado do Terminal José Campanha Wanderley, no Centro. A solenidade contou com a participação do coral ArtCanto e da Orquestra de Flautas do Instituto Boa Vista de Música.

Ao primeiro olhar, muita gente não compreendeu o porquê de muitas crianças e adolescentes estarem trajando roupas vermelhas e brancas. “Pensei que estavam indo para alguma festa em algum ponto do Centro. Mas fiquei muito surpresa quando bem na calçada eles começaram a cantar”, disse a servidora pública Joana Almeida, que esperava um táxi lotação para voltar para sua casa, no bairro Caranã. “Acabei ficando mais um pouco”, conta.
Os jovens interpretaram diversas canções natalinas conhecidas, como “Jingle Bell”, “Noite Feliz”, “Oh, Vinde Adoremos” e ainda entoaram o clássico gospel “Oh, Happy Day”. “Nossa intenção foi levar um pouco do espírito de natal, essa magia que contagia. As pessoas normalmente estão estressadas num terminal de ônibus, ao fim de um longo dia de trabalho e, com certeza, essa alegria do natal muda completamente o humor”, explicou o regente do ArtCanto, Adonias Lima.
Segundo a secretária de Gestão Social, Simone Queiroz, a meta é fixar no calendário de fim de ano da Prefeitura de Boa Vista o evento naquele local, aos moldes do que ocorre em Curitiba, onde cantatas são feitas pelas janelas de uma conhecida agência bancária.
“Com certeza será um evento sem igual, que vai contribuir com alegria para muitas pessoas. Imagine ver crianças e adolescentes, bem vestidos, sorridentes e cantando belas músicas de natal pelas janelas do nosso prédio, ao entardecer. É uma visão linda que nós queremos promover todo fim de ano”, disse.
ArtCanto – O grupo é composto por cerca de 320 crianças de 52 bairros da capital. Eles se dedicam diariamente, de segunda a sexta-feira, para garantir apresentações emocionantes em praças, escolas e instituições parceiras do município. Os integrantes ganham uma bolsa de R$ 180 para permanecerem no projeto, vale-transporte, lanche, acompanhamento psicossocial e, ainda, monitoramento dos seus desempenhos na escola.