Sacos plásticos, garrafas pet e até folhas de árvores foram parar na passarela. Os materiais foram os destaques do desfile da Oficina de Modas e Serigrafia, realizado na noite dessa terça-feira, 15, na sede do projeto Crescer. As seis peças apresentadas foram confeccionadas pelos alunos da oficina que usaram material reciclável na produção de saias, vestidos e blusas.
O desfile contou um pouco da história da moda, por meio da reciclagem, e levou para a passarela um vestido feito com folhas secas de árvore, um todo produzido com sacos plásticos de lixo, outras peças feitas com rótulos de refrigerante, garrafas pet, jornal e até colheres de plástico. Os alunos participaram de todo o processo de produção: desenharam, costuraram e foram os modelos.
O evento aliou moda e ecologia e despertou a imaginação dos integrantes da oficina. O Adriano Rodrigues Miranda, 17 anos, teve a ideia, costurou e desfilou com o vestido produzido com folhas de árvores. O objetivo foi chamar a atenção para o desmatamento na Amazônia. “Eu quero que, ao ver o vestido, as pessoas despertem a consciência de preservar a natureza e acabar com o desmatamento para que no futuro a gente possa ter mais florestas”, alertou.
A Adriana Alves Feitosa, 18 anos, usou mais de mil colheres de pláticos na confecção de uma das peças. Um trabalho cheio de detalhes que consumiu horas de dedicação. Mas para ela, a parte mais difícil foi justamente subir na passarela. “Fiquei muito nervosa. Foi mais fácil fazer o vestido”, comentou.
Segundo o gerente da oficina de Modas e Serigrafia, Davi Mascarenhas, o tema reciclagem foi escolhido como forma de passar uma mensagem de preservação do meio ambiente por meio da moda. “Nós estamos usando mais de cinco mil garrafas pet na produção das peças, mais as colheres e os sacos . Se todos esses produtos fossem jogados no meio ambiente causaria um impacto muito grande. O reaproveitamento, como eles estão fazendo é muito importante para eles e para o futuro de todos”, explicou.
O desfile marcou a confraternização dos alunos da oficina e também foi uma forma de mostrar o resultado da dedicação e do trabalho em conjunto. “Durante toda a oficina, nós tivemos foco no processo. Eles aprenderam uma série de técnicas, desenvolveram a criatividade e agora estão mostrando os frutos disso, o resultado do trabalho. Um verdadeiro trabalho em equipe”, destacou o secretário adjunto municipal de Gestão Social, Moacir Collini.