Prefeitura investe em capacitação para melhorar a fiscalização do transporte público em Boa Vista
27 agentes foram treinados pelo Grupo Tático de Trânsito do Município e receberam orientações sobre a condução de motocicletas e o uso do veículo durante as abordagens

Por SEMUC
23/12/2015
Os agentes de fiscalização da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) que participaram do curso de Formação de Motociclistas do Transporte Público receberam na tarde desta terça-feira, 22, os certificados de conclusão. A capacitação foi realizada de 23 a 27 de novembro, com o objetivo de agilizar e melhorar a fiscalização do transporte público na capital.
Os 27 agentes foram treinados pelo Grupo Tático de Trânsito do Município (GTT) e receberam orientações sobre a condução de motocicletas e o uso do veículo durante as abordagens. Eles atuam na fiscalização de ônibus, táxi-lotação, táxi convencional e transporte escolar e na vistoria de abrigos de ônibus, pontos de táxi e terminais.
A prefeita Teresa Surita destacou a importância da qualificação dos agentes diante do investimento na mobilidade urbana da capital. “Nós já melhoramos muito o transporte público com várias ações que foram feitas, e essa é uma das mais importantes. Agora, os fiscais estão equipados e qualificados. Com o Projeto de Mobilidade Urbana, que já está sendo executado, nós vamos ter muitos terminais na cidade, vamos ter mais abrigos de ônibus. Então, essa capacitação é mais um passo dado para melhorar a qualidade do transporte público que é fundamental para a população”, disse.
Durante o curso, os ficais tiveram aulas de inspeção preventiva, direção defensiva, radiofrequência, deslocamento em grupo e técnicas de abordagem no trânsito. Este ano, as equipes receberam quatro motocicletas e uma caminhonete que serão utilizadas nas fiscalizações, além de kits de segurança, compostos por colete, coturno, luvas, cinto, joelheiras e cotoveleiras.
“Pra nós, agentes, significa mais segurança ao pilotar a moto. Para a população, significa a certeza de que o serviço será prestado com qualidade”, ressaltou o agente de fiscalização do transporte público, Cedric Gicquel Barroso.
Condutor Legal
Os condutores de táxi-lotação, táxis convencionais, ônibus e transporte escolar também já passaram por capacitações sobre as regras que devem seguir no transporte público de passageiros. Eles também serão avaliados por meio do Prêmio Condutor Legal, lançado este ano pela Prefeitura de Boa Vista, que busca reconhecer os bons motoristas. O resultado do investimento já pode ser observado. As denúncias sobre o transporte público de Boa Vista caíram 67% em relação ao ano passado.