Economia

Sistema REDESIM é implantado em Boa Vista

A ação visa desburocratizar e dar celeridade aos trâmites de abertura, alteração e encerramento de empresas

Por SEMUC

21/12/2015

Uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista, Estado e Sebrae-RR, assinada nesta sexta-feira, 18, resultou no termo de cooperação técnica para implantação e implementação da REDESIM em Boa Vista. A ação visa desburocratizar e dar celeridade aos trâmites de abertura, alteração e encerramento de empresas. Entre os presentes na solenidade estavam diversas autoridades ligadas ao comércio, a prefeita Teresa Surita, o senador Romero Jucá, representante do governo e do Sebrae.

Neste primeiro momento o sistema funcionará apenas na capital devido à infraestrutura física e internet adequada para recepcionar o sistema. A REDESIM é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada pelo Governo Federal através da Lei Nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007.

Todo trâmite será feito por meio da internet, lá será possível realizar uma Consulta Prévia de Viabilidade. Por meio dessa consulta o usuário receberá as informações e saberá se é possível abrir a sua empresa com um determinado nome empresarial no endereço especificado, diminuir o tempo e o custo para abertura de uma empresa. A Junta Comercial irá verificar se o nome empresarial atende a legislação vigente e a prefeitura verificará se o local escolhido está aprovado para exercer a atividade econômica pretendida.

“Boa Vista é um lugar de esperanças e de gente que tem vontade de crescer. E hoje avançamos no nosso sonho de fazer daqui o melhor lugar para viver. Nossa cidade agora tem a REDESIM, que vai facilitar a vida do empreendedor, diminuindo a burocracia e dando mais agilidade aos processos para criação de empresas. O ganho com essa integração de todos os órgãos nesse processo é imensurável, pois assim estimulamos nossos empreendedores e com isso vamos fazer Boa Vista crescer ainda mais”, disse a prefeita Teresa Surita.

Vantagens para os empresários vão desde a entrega e arquivamento de documentos para o registro centralizado na Junta Comercial, sem necessidade de entregar toda documentação nos diversos órgãos de registro até a tramitação eletrônica dos processos via internet, obtendo redução de tempo e custo.

Para a presidente do Sebrae-RR, Luciana Surita, este é mais um importante passo para o desenvolvimento do Estado, possibilitando que mais microempresas possam surgir no mercado, gerando mais empregos e renda.

“Estamos trabalhando para a criação de um ambiente favorável para pequenos negócios, sempre em conjunto com nossos parceiros. Hoje temos mais um exemplo, no qual o Sebrae atua como agente de fomento na implantação da REDESIM no Estado de Roraima. A rede atenderá aproximadamente 25 mil empresas já constituídas e uma perspectiva de atingir também em torno de 1.500 novos empreendimentos”, destacou Luciana.