O investimento na formação de bons condutores e na fiscalização refletiu na redução das denúncias sobre o transporte público de Boa Vista. Em 2015, as reclamações caíram quase 70% em relação ao ano anterior. Em 2014, foram abertos 256 processos pela Comissão de Apuração de Denúncias da Emhur (CAD), já em 2015, foram registrados apenas 87 procedimentos contra motoristas de ônibus, táxis lotação e convencional.
Boa Vista concentra a maior parte da população roraimense. A estimativa é de 320.714 habitantes, segundo dados do IBGE em 2015. Muitas dessas pessoas dependem exclusivamente do transporte público para ir ao trabalho, à escola ou passear. O desafio da prefeitura vai além de oferecer um serviço de qualidade, com ônibus climatizados e todas as rotas atendidas. É necessário que todos, sem exceção, possam usufruir do direito de ir e vir com dignidade.
Atualmente, a capital conta com uma frota de 75 ônibus, todos com 100% de acessibilidade. Há três anos, o número de veículos adaptados para atender às pessoas com deficiência era apenas de 43%. Por dia são transportados quase 30 mil passageiros. Esse número dobra quando se leva em consideração as pessoas que utilizam os táxis-lotação, são 411 veículos circulando em Boa Vista.
A prefeitura também investiu na capacitação dos condutores que prestam o serviço na capital. Motoristas de ônibus, táxi-lotação e convencional passaram por capacitações para melhorar a qualidade do transporte público. Por meio do Programa de Capacitação Condutor Legal, eles receberam treinamento sobre as normas de segurança e atendimento no transporte de passageiros.
Com o objetivo de intensificar a fiscalização, os 27 fiscais da Emhur, que monitoram o transporte público, também foram capacitados. Eles fizeram um curso de Formação de Motociclistas do Transporte Público para facilitar a abordagem no trânsito e agilizar o atendimento às denúncias. As equipes receberam quatro motocicletas, uma caminhonete e equipamentos de segurança para reforçar o trabalho.
A diretora de Mobilidade da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Veronice Romão, disse que o objetivo é reduzir ainda mais as denúncias em 2016 e destacou que os resultados só são possíveis devido ao investimento que é feito atualmente no transporte público da capital.
“Ao mesmo tempo que investe na formação de bons condutores, a prefeitura fortalece a fiscalização para coibir as irregularidades. O resultado desse investimento é que em um ano, conseguimos reduzir drasticamente as reclamações. Hoje, temos motoristas mais conscientes, uma fiscalização mais atuante e um transporte público de mais qualidade”, disse.
Prêmio Condutor Legal vai reconhecer os melhores motoristas de Boa Vista
Como forma de valorizar e reconhecer o trabalho dos motoristas de táxi-convencional, lotação e de ônibus e devidos auxiliares, a Prefeitura de Boa Vista lançou no dia 24 de agosto de 2015 o Prêmio Condutor Legal. Os motoristas inscritos no prêmio terão o histórico, referente ao período de um ano, avaliado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).
Os participantes precisam estar em dia com a documentação e não receber nenhuma multa, notificação, passar por processo administrativo ou ser alvo de denúncias por parte da população durante o período de avaliação. Os melhores condutores vão receber um certificado, selo de qualidade que será afixado em seus veículos, além de participar de um sorteio de brindes na data da entrega da premiação, marcada para o mês de maio de 2016.