A construção de ciclovia em Boa Vista já é realidade. Antes vista apenas nos grandes centros, as faixas exclusivas para quem utiliza bicicleta para trabalhar, passear ou se exercitar vai garantir maior segurança para aqueles que são mais frágeis no trânsito. A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista representa um grande avanço em direção a uma cidade mais inclusiva, democrática e com espaços para todos, visando a coletividade e o direito do cidadão.
No total, a prefeitura vai construir cerca de 50 quilômetros de faixa exclusiva que vai passar por vários bairros da cidade, desde o Conjunto Cidadão, na rua N-25, até chegar ao final da avenida Ville Roy, no bairro Caçari, ligando a zona Oeste à zona Leste. O primeiro trecho da ciclovia foi inaugurado em janeiro deste ano. Localizado na rua Carmelo, no bairro Pintolândia, o trecho já é utilizado pela população.
“Agora eu vou mais tranquilo para o trabalho, sem o medo de ser atropelado. Sem contar que a ciclovia vai diminuir o tempo que eu gasto para chegar ao serviço, porque apenas quem anda de bicicleta pode utilizar”, disse o pedreiro Antônio Conceição Abreu, 47 anos, morador do bairro Dr. Silvio Botelho.
As obras de outro trecho também estão em andamento. Trata-se da ciclofaixa que abrange a extensão da avenida Ville Roy, no sentido centro/bairro Caçari.
Saiba as diferenças entre ciclovias e ciclofaixas
As ciclofaixas são espaços pintados no piso, utilizando o asfalto já existente, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Já a ciclovia é construída do zero, num espaço que ainda não possui asfalto. As duas formas tratam de faixas exclusiva para ciclistas.
“Ter um local adequado para pedalar aumenta o número de adeptos à prática do ciclismo. Com a construção da ciclovia, a prefeitura também está incentivando mais pessoas a utilizarem a bicicleta e ter uma vida mais saudável. Além de representar uma economia para quem utiliza a bike como meio de transporte, sem contar na contribuição ao meio ambiente, já que se trata de um meio de transporte não poluente”, destacou o secretário municipal adjunto de Obras e Urbanismos, Antônio Carvalho.
Recursos – Os recursos para a obra foram viabilizados pelo senador Romero Jucá, parceiro nas ações da Prefeitura de Boa Vista, no que diz respeito a desenvolvimento urbano, benefícios para a população e, garantia de mais qualidade de vida para quem vive aqui. “Fico feliz de ver que os recursos que estamos trazendo de Brasília estão sendo bem aplicado, porque quem sai ganhando é a população”, frisou o senador.
O que dizem os especialistas – A construção de ciclovia vai ao encontro do que defende o especialista em Mobilidade Urbana, Alan Penn, professor da University City of London, na Inglaterra. Ele diz que reduzir o espaço para carros torna as grandes cidades lugares melhores para se viver.
O professor é um grande estudioso no assunto e declara que uma cidade mais humana é aquela que proporciona e respeita o espaço de todos: pedestres, ciclistas, transporte coletivo. Para ele, as ciclovias promovem ocupação dos espaços públicos, o que o torna um lugar de convivência e não apenas de passagem.
Segurança – As ciclovias presentes nas cidades têm a grande missão de preservar vidas, pois representam mais segurança para seus cidadãos, menos congestionamento, além da diminuição de acidentes de trânsito, consequentemente menos mortes e menos pessoas nos hospitais.
Pesquisa – Uma pesquisa sobre Mobilidade Urbana realizada pela Rede Nossa São Paulo e Instituto Ibope revelou que 63% das pessoas que nunca usaram bicicleta se tornariam adeptas da bike, se houvesse melhores condições de tráfego.