Uma das mais movimentadas da capital, a avenida Carlos Pereira de Melo está passando por obras de reestruturação no trecho compreendido entre os bairros Santa Tereza, Piscicultura, União e Cidade Satélite. Isso devido ao aumento no tráfego de veículos, o que levou a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) a tomar medidas emergenciais favoráveis aos cidadãos.
Segundo relatório feito pelo Departamento de Engenharia de Trânsito da SMST, somente entre os horários de 17h50 a 19h50, passam em média 15 mil veículos no trecho compreendido entre as avenidas Carlos Pereira de Melo e Rui Baraúna, que dá acesso ao bairro União.
Durante dois dias, a equipe de engenheiros de trânsito da SMST analisou o trecho, para definir as alterações. Uma das primeiras ações foi a retirada da rotatória que estava localizada no entroncamento com a avenida Rui Baraúna, para instalação de um semáforo. Isso devido ao trânsito cada vez difícil nos horários de pico.
“É preciso considerar que esse aumento do fluxo se deve, principalmente, à criação dos conjuntos habitacionais no bairro Cidade Satélite. Nos horários de pico, há uma quantidade enorme de veículos vindo no sentido bairro – centro e outro grupo no sentido contrário. O tempo de espera era maior e agora, com a instalação do semáforo, o trânsito vai fluir melhor”, explicou o engenheiro de trânsito, Edson Goiana.
Com isso, serão três semáforos que vão funcionar de forma sincronizada, localizados nos entroncamentos com as avenidas São Sebastião, Rui Baraúna e Piscicultura. Além disso, serão instalados dispositivos luminosos na pista indicando sentido livre para quem for convergir para a avenida Rui Baraúna, sem a necessidade de aguardar no semáforo.
As equipes da SMST e da Secretaria de Obras e Urbanismo (Smou) também vão ampliar o canteiro central e criar rampas com acessibilidade. Outra medida será aumentar a altura do meio fio localizado em frente a um supermercado, como forma de regular a passagem de veículos naquele trecho. A previsão é de que até o final desta semana todo o serviço seja concluído.
Dentro do Projeto de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Boa Vista está a implantação de mais duas vias de acesso ao bairro Cidade Satélite. Para isso, serão construídas pontes de concreto de 20 metros para ligar as avenidas Universo e Parimé Brasil (bairro Caranã) e outra interligando a avenida Padre José de Anchieta, no Sílvio Leite, à avenida das Galáxias, também no Satélite.
O que diz a população – O comerciante José Alves de Moura aprovou as medidas que são executadas na avenida Carlos Pereira de Melo. Para ele, somente com a instalação de um semáforo é que o risco de acidentes poderia ser minimizado. “Vejo todos os dias a ‘confusão’ que é quando ninguém respeita a preferência. Já vi muito motoqueiro ‘caindo’ na rotatória por causa de imprudência. Ainda bem que isso finalmente vai acabar”.
Já a estudante universitária Joana Souza, moradora do bairro Santa Tereza, afirma que a mudança vai beneficiar não somente os condutores de veículos, como também os pedestres, que poderão melhor trafegar pela avenida com mais segurança. “Até então, fica impraticável a gente atravessar a avenida sem que haja o risco de ser atropelado. Esperamos agora que tudo se resolva e haja mais segurança para nós, pedestres”, disse.
O vendedor João Carlos Pereira afirma que ainda que modificações sejam feitas na cidade, o diferencial no trânsito será mesmo a consciência das pessoas. “A Prefeitura está fazendo um grande trabalho para melhorar o trânsito, mas ainda vemos muita gente agindo com irresponsabilidade. Esta aí o caso das ciclofaixas na Ville Roy, onde muitos ainda não aprenderam para que serve e não se atentaram que existe um limite de velocidade a ser respeitado. Isso precisa mudar, para que os acidentes não aconteçam mais”, enfatizou João.