•Cultura
Dia do Artesão: Feira de artesanato reúne profissionais de diversos seguimentos
O objetivo foi de proporcionar ao público produtos da cultura popular e folclórica de Boa Vista, aliados a venda e degustação de pratos típicos da região.

Por SEMUC
21/03/2016
Pinturas, esculturas, móveis regionais sustentáveis, bonecas de pano, camisetas pintadas e bordadas, artesanato em biscuit, panelas de barro, gastronomia e música. Tudo isso pode ser conferido na Feira de Artesanato, que ocorre no Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda, Velia Coutinho.
O evento promovido pela Associação dos Artesãos Similares de Roraima, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, foi alusivo ao Dia do Artesão, comemorado neste sábado, 19. O objetivo foi de proporcionar ao público produtos da cultura popular e folclórica de Boa Vista, aliados a venda e degustação de pratos típicos da região.
Juraci Vieira, artesã há 12 anos, foi uma das organizadoras da feira. Ela conta que a associação planejou um evento onde o público pudesse encontrar uma variedade de atrativos num só lugar. “Esse é um evento compartilhado, onde todo mundo fica bem a vontade para expor e comercializar seus produtos. Conseguimos reunir artesãos de diversos seguimentos, além dos profissionais da culinária”, contou.
A animação ficou por conta dos músicos do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), que fizeram a festa com um repertório eclético, para todos os gostos. A vigilante Danielle Amorim prestigiou o evento e também levou as amigas para conhecer os produtos oferecidos. “Como já conhecia alguns produtos, aproveitei para vir comprar as coisas que eu gosto e, ainda trouxe as minhas amigas para conhecer também”, disse.
Jadla Rocha participou da feira pela primeira vez. Ela levou os mini bolos caseiros, bem casados, brigadeiros e churros para o evento. Jadla destacou o momento como oportuno para ampliar as vendas. “A culinária é um segmento importante e, para quem quer crescer, essa é uma excelente oportunidade de mostrar o trabalho”, destacou.
A superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Alda Amorim explicou que a feira é uma reunião de diversos atrativos turísticos, artesanato, música, gastronomia. “Reunir esses profissionais num evento como esse é uma forma de valorizar o trabalho cada um e, a Prefeitura de Boa Vista tem apoiado e incentivado essas ações que retratam nossa história e valorizam nossa cultura”, destacou.
Leia também