Com a missão de proteger e servir a população boa-vistense, além de zelar pelo patrimônio público, a Guarda Civil Municipal chegou aos seus 26 anos. E nesta terça-feira, 08, ocorreu uma solenidade de comemoração no Parque Germano Augusto Sampaio, Pintolândia, onde também ocorreu a formatura cívica da tropa e entrega de uma viatura para a Patrulha Maria da Penha.
Durante a solenidade, foram entregues certificados aos 16 guardas que participaram do Curso de Salvamento e Resgate Aquático, promovido pela Defesa Civil Municipal, além dos 30 GCMs que passaram pelo curso de Operadores de Vídeo Monitoramento, que vão atuar no microônibus do programa “Crack, é possível vencer”, equipado com um avançado sistema de câmeras e utilizado principalmente no apoio de segurança em grandes eventos populares.
A tropa, composta por 327 homens e mulheres, desfilou pela Rua Carmelo, ostentando uma guarda civil mais equipada e mais preparada para atender aos anseios da população. Nos últimos três anos, a Prefeitura de Boa Vista tem investido bastante na instituição em matéria de armamento, acessórios, viaturas e também no aumento do efetivo.
“Hoje temos plena consciência de que a Guarda Civil é uma das mais bem preparadas do país. A Prefeitura tem buscado adequar a tropa a um nível de excelência, não medindo esforços para equipá-la e melhorar as condições de trabalho dos guardas”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.
A Guarda Civil dispõe hoje de 27 viaturas, 16 motocicletas, 01 microônibus de monitoramento e 25 bicicletas (para a Ciclo Patrulha). Também dispõe de 160 coletes à prova de balas; 41 rádios digitais; 30 laringofones; 50 pistolas Sparks (não letais). Em fevereiro deste ano, foi assinado o convênio com a Polícia Federal, que dá porte de armas de fogo aos guardas civis, aguardando apenas a finalização do plano de metas para que se iniciem os devidos treinamentos.
O superintendente da GCM, inspetor Murilo Santos, está há 20 anos na instituição. E para ele, a condição atual da instituição é digna de comemoração. “Nesses vinte anos em que estou na GCM, posso dizer que é visível a mudança que a Guarda passou nesses 26 anos de existência, saindo de uma condição de baixo efetivo, poucas viaturas e hoje temos uma tropa mais fortalecida, uma frota suficiente para atender a população e bem melhores para o exercício”, destacou.
Ação Social - Dentro da programação alusiva aos 26 anos da Guarda Civil, ocorre nesta sexta-feira, 11, uma ação social no Parque Germano Augusto Sampaio, envolvendo a GCM, Sesi, Senac, Sest/Senat, Hemocentro e Tribunal de Justiça. Na ocasião, serão promovidas atividades físicas e esportivas, testes de glicemia, aferição de pressão, além de palestras e panfletagem referentes à doação de sangue e violência doméstica. A ação se inicia a partir das 8h.
Patrulha Maria da Penha – Também na solenidade de comemoração dos 26 anos da GCM aconteceu a entrega de mais uma viatura para atuar na Patrulha Maria da Penha, programa do Poder Judiciário em parceria com a Prefeitura de Boa Vista que visa dar suporte a mulheres vítimas de violência doméstica.
O trabalho envolve a fiscalização do cumprimento da medida protetiva imposta aos agressores. Para a juíza Maria Aparecida Cury, titular do Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, o programa tem tido grande êxito, devido ao trabalho desenvolvido pela Guarda Civil, que agora dispõe de duas viaturas para atuar no programa.
“A Patrulha Maria da Penha é um projeto que já existe em muitos lugares do Brasil, mas que nós desenvolvemos dentro da nossa realidade. E que está sendo exitoso, pois os guardas que foram selecionados são muito empenhados, fazendo um trabalho belíssimo de acompanhamento. Hoje eu sinto uma tranquilidade muito grande em deferir uma medida protetiva a uma vítima, pois sei que ela será devidamente acompanhada por guardas civis bem preparados”, declarou.
Atualmente, 10 guardas civis atuam na patrulha, acompanhando de 7 a 11 casos diários de violência doméstica. Em cinco meses, a Patrulha Maria da Penha já atuou em mais de 170 casos.