•Saúde
Moradores da Zona Oeste ganham a primeira Unidade de Saúde com funcionamento até meia-noite
A unidade é a primeira a funcionar com o horário diferenciado. Além desse novo horário, o posto não vai fechar para o almoço.
Por SEMUC
09/03/2016
Moradores da Zona Oeste agora podem fazer consulta médica à noite. Isso porque a Unidade Básica de Saúde Délio Tupinambá, localizada no bairro Nova Cidade, passa a funcionar até meia-noite. Nessa terça-feira, 8, a prefeita Teresa Surita entregou a reforma da unidade e fez o lançamento do novo serviço.
A unidade é a primeira a funcionar com o horário diferenciado. Além desse novo horário, o posto não vai fechar para o almoço. Porém, alguns serviços não alteram, como, por exemplo, a farmácia que continuará funcionando das 8h às 12h e das 14h até 18h.
Com a nova readequação, o Délio ganhou uma base descentralizada do Samu, o que vai dar mais agilidade aos resgates, além de salas de observação, de conforto para os profissionais e alguns consultórios. Todo o posto foi climatizado para melhor atender a população da localidade.
Para a prefeita Teresa Surita, este é mais um passo na melhoria da saúde em Boa Vista. “Essa é mais uma opção para aqueles que durante o dia não têm tempo hábil para ir até o médico em uma das nossas unidades. Esse é um novo serviço que precisamos também nos adaptar a trabalhar em um novo horário”, disse a prefeita.
O secretário de Saúde, Rodrigo Jucá, esclareceu que os serviços serão os mesmos. “A gente sempre ressalta que não haverá atendimentos emergenciais, de pronto atendimento. Os serviços são os mesmos que são ofertados durante o dia: atendimento médico ambulatorial, preventivo, os testes rápidos, imunização e alguns outros serviços”, ressaltou.
Homenagem – A Unidade Básica de Saúde leva o nome de Délio Tupinambá, que ajudou diversas pessoas quando precisavam de um atendimento médico na cidade. A filha, Diura Jane, disse que naquela época seu pai disponibilizava a sua casa como apoio àqueles que vinham do interior para ir ao médico.
“Durante esse tempo a casa ficava sempre cheia de redes e de gente. Para ele não tinha dia específico para ajudar o próximo. Meu pai foi um grande homem e ajudou muita gente. Essa homenagem é mais do que justa e aqui vemos a continuidade do trabalho dele. Tudo isso é traduzido no bom atendimento dos profissionais da Unidade”, disse.
Leia também