Assistência Social

Semana do Autismo: Profissionais da Educação falam sobre Autismo na Escola com médicos especialistas

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu mais de 300 servidores e cinco profissionais da área médica de Boa Vista.

Por SEMUC

29/03/2016

No próximo dia 2 de abril, o mundo inteiro se volta para importância da Conscientização do Autismo, uma doença mais comum do que se imagina, tendo seus primeiros sintomas geralmente na infância. Para os profissionais da Educação Municipal, a semana já começou com debates e palestras acerca do tema “Autismo na Escola”. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu mais de 300 servidores e cinco profissionais da área médica de Boa Vista.

Participaram gestores, coordenadores pedagógicos, professores do Atendimento Educacional Especializado, cuidadores escolares e os professores titulares que lidam com este público. Estiveram presentes conduzindo as palestras e a mesa redonda alguns profissionais como a neuropediatra e professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima, Charlote Buffi, e o terapeuta ocupacional, Márcio Nascimento. Os demais profissionais são do Centro Municipal Integrado de Educação Especial: fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo.
Esta é a abertura de uma série de atividades que devem ocorrer nas escolas municipais nos próximos dias. Para a coordenadora municipal de Educação Especial, Meiry Jane, o momento representa o fortalecimento da inclusão escolar dos alunos autistas. “Anualmente, proporcionamos esse momento para a nossa equipe. O nosso propósito é que a criança autista seja bem atendida nas escolas e também para que possamos conduzir esse processo educacional de forma correta”, ressaltou.
O município atende cerca de 50 crianças diagnosticadas com autismo. A estrutura da rede municipal é propícia para atender todos os 476 alunos com algum tipo de dificuldade educacional matriculados. Em 2015, a secretaria conseguiu equipar as Salas de Recursos Multifuncionais em 100% das escolas urbanas. Além disso, crianças com necessidades de acompanhamento integral são encaminhados para intervenção do Centro Municipal de Educação Especial, conhecido como centrinho.
Todas as unidades dispõem de profissionais capacitados para o atendimento especializado. É o caso da professora Jeanne Marina, que lida diariamente com todos os tipos de alunos especiais na Sala de Recurso da Escola Municipal Isete Evangelista Albuquerque, no bairro Asa Branca.
“Quando nos capacitamos conhecemos toda a teoria, mas a prática é um aprendizado ainda maior. Aprendemos a lidar com o autista, percebemos que cada caso é um caso a ser estudado. Existem vários tipos, situações, e temos como prioridade o conhecimento da realidade familiar também”, declarou Jeanne.
Dia Mundial de Conscientização – Celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, para a sensibilização acerca dessa questão. Segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como os autistas se comunicam e interagem com a sociedade. Somente no Brasil, são mais de 2 milhões de casos estimados.