Saúde

Audiência pública debate ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Durante o encontro, a promotora de justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido em todos os municípios e sobre o cumprimento das diretrizes nacionais.

Por SEMUC

12/04/2016

Nesta segunda-feira, 11, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público Estadual, realizou uma audiência pública que tratou sobre as ações de combate ao Aedes aegypti desenvolvidas. Durante o encontro, a promotora de justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido em todos os municípios e sobre o cumprimento das diretrizes nacionais.

Vários segmentos envolvidos no enfrentamento ao mosquito estiveram presentes na audiência: prefeitos, vereadores, secretários municipais e estaduais, gestores, conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil e Exército Brasileiro. “A audiência trata das ações que estão sendo feitas e o que pode ser melhorado nos municípios. Precisamos ser eficientes e usar com racionalidade os recursos que estão disponíveis para o combate ao Aedes aegypti”, frisou Jeanne.
A diretora do departamento de vigilância epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Calandrini, fez uma breve apresentação sobre o trabalho da Prefeitura de Boa Vista, que inclui desde a capacitação dos agentes de endemias, dos agentes comunitários de saúde, de homens do Exercito Brasileiro, os mutirões de visitas domiciliares, coleta de lixo domiciliar regular, retirada de lixo, entulho e galhadas das ruas, ações educativas nas escolas, ações de conscientização na mídia local, panfletagem, além de disponibilizar o um canal que a população pode fazer denúncias, a Central de Atendimento 156.
“A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações desde agosto do ano passado. Treinamos mais de 600 pessoas, firmamos as parcerias para implementar as ações de campo junto aos agentes de endemias, como é o caso do Exercito Brasileiro, que disponibilizou militares para atuarem nessa finalidade. A prefeitura também tem envolvido a população nesse processo, com ações de conscientização na mídia e educativas, que fortalecem o controle do mosquito dentro de casa”, destacou Roberta.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, participou do encontro e ressaltou as ações do município e os avanços em relação ao combate do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ele explicou que as ações acorrem durante todo ano e destaca que mesmo Boa Vista encontrando-se numa situação favorável, a prefeitura intensificou o trabalho de combate ao mosquito.
“Não podemos baixar a guarda. A prefeita Teresa Surita tem esse entendimento e acompanha esse trabalho muito de perto, por isso todas as secretarias municipais são envolvidas nas ações. Ela ainda tem mobilizado toda população para que também se envolva nesse engajamento”, destacou o secretario.