Uma das avenidas mais movimentadas da capital vai passar por mudanças. A partir desta terça-feira, 5, a avenida das Guianas, que compreende o perímetro urbano da BR- 401, recebe obras de duplicação e urbanização no trecho de um quilômetro e meio, que vai da praça Simon Bolívar até a Ponte dos Macuxi. A reestruturação do local vai beneficiar os comerciantes, moradores da região e até de outros municípios, que passam todos os dias pelo trecho.
Serão realizados os serviços de ampliação das faixas de tráfego, construção de calçadas, canteiros, estacionamentos e recapeamento. As obras fazem parte da transformação do trânsito de Boa Vista para atender ao crescimento da cidade. Elas serão realizadas com recursos próprios do município. Os serviços devem ser concluídos até o final do segundo semestre.
“Como está acontecendo na avenida Venezuela, nós vamos fazer toda a recuperação da pista existente. Vamos ampliar a largura da via, construindo mais uma faixa de rolamento que hoje só tem duas, também fazer as vias laterais de acesso e estacionamentos em ambos os lados da avenida, além de outros serviços. A obra vai dá mais segurança para quem utiliza a via e trazer vários benefícios, principalmente por essa ser uma área comercial”, informou a prefeita, Teresa Surita.
A reestruturação será executada por quarteirão, cada trecho concluído será liberado para não atrapalhar muito o trânsito na via durante a realização dos serviços. O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, explicou que o local será sinalizado e terá rotas alternativas. Ele destacou que as mudanças na avenida das Guianas vai melhorar o tráfego de veículos e pessoas no local.
“As vias serão ampliadas, vão ser construídas calçadas específicas com acessibilidade para os pedestres e o pavimento vai ficar sem ondulações. Essas melhorias vão facilitar o trânsito, o controle e sinalização que serão fixadas”, destacou.
O início das obras foi motivo de comemoração para empresários e moradores da região. O comerciante Cícero da Real é dono de uma empresa instalada há três anos na avenida das Guianas. Para ele, a reestruturação da avenida vai trazer benefícios para o setor. “Quando chove, aqui tem alguns lugares que alagam e dificulta o acesso das pessoas, isso atrapalha o comércio. Eu acredito que essa obra, quando for concluída, vai diminuir esses problemas e ajudar muito o setor comercial”, comentou.
Morador há 32 anos da avenida, o borracheiro Antônio Souza, está na expectativa para ver o local passar por mais uma mudança. “Eu acho que a avenida vai ficar mais bonita, vai ter mais espaço para os veículos e para os pedestres. Essas transformações melhoram a cidade”, frisou.
A Prefeitura de Boa Vista conta com a parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em maio do ano passado, os dois órgãos assinaram um convênio que transferiu a responsabilidade do trecho urbano da BR-401, ou seja, a avenida das Guianas, para o município.
“A Prefeitura de Boa Vista passou a ser responsável pela manutenção e conservação desse trecho da rodovia e a gente tem visto que estão sendo feitas muitas melhorias”, avaliou o superintendente substituto do Denit em Roraima, Reginaldo Lima.