Esportes

Corrida 9 de Julho: Representante da Confederação Brasileira de Atletismo analisa percurso deste ano da competição

Todo ano é feito um trabalho técnico em corridas de rua que fazem parte do Calendário Nacional de Atletismo

Por SEMUC

26/04/2016

Começou nessa sexta-feira, 22, um trabalho técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em Boa Vista para analisar o percurso da tradicional Corrida 9 de Julho. A corrida principal  terá o trajeto de 5 e 10km, com saída e chegada da Praça Velia Coutinho, no Centro da cidade. O medidor oficial de corridas de rua, Jázio Pessoa de Araújo, permanece na cidade até segunda feira, 25, para concluir o serviço que exige muitos detalhes e cálculos. A Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) está dando todo o apoio logístico para a execução desse trabalho.

A aferição do percurso da prova é feita com um instrumento acoplado na bicicleta do medidor, chamado Clane Jones, uma espécie de marcador de passos. Nisso, uma linha reta de 300 metros é medida no chão com uma fita métrica e percorrida algumas vezes com a bicicleta, para saber quantos passos são contados no Clane Jones, nessa distância. É feita então uma soma para marcar 1km. Depois disso, a próxima tarefa é percorrer com  a bicicleta, todo o trajeto da corrida e marcar quilômetro por quilômetro.
Todas as informações de interesse da prova, áreas de largada e chegada, pontos de retorno, balizamentos, bloqueios parciais e totais  são repassados ao medidor de corrida de rua, que fará um relatório para a Confederação Brasileira de Atletismo.
“Essa é mais uma etapa para a homologação e posterior reconhecimento dos resultados dos atletas. A Corrida 9 de Julho vem cumprindo rigorosamente as exigências das corridas que fazem parte do calendário nacional de atletismo”, disse Reny Adonay, coordenador de Esportes da Fetec. “Após a medição, junto com a organização do evento, serão emitidos laudos para a Confederação Brasileira de Atletismo” explicou Jázio.