Sabe aquele cantinho que toda mãe e todo pai gostaria de colocar seus filhos? Aconchegante e cheio de recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem dos pequenos? É assim nas creches, casas mãe e escolas municipais de Boa Vista. Com a Creche Proinfância Vila Jardim, os moradores do Residencial contam desde o início do ano com esta estrutura de ensino dentro do empreendimento. Nesta terça-feira, 19, a Prefeitura de Boa Vista entregou a unidade oficialmente à comunidade.
A creche atende 370 crianças da Educação Infantil e Pré-escola. São 118 alunos na faixa etária de 2 a 3 anos e 11 meses, em período integral, e 252 alunos da pré-escola. Em todas as Unidades de Ensino, os profissionais desenvolvem com as crianças um trabalho criativo e inovador, com uma metodologia de ensino diferenciada no maternal.
A moradora do condomínio Urucum, Claudia da Silva, disse que desde que se mudou para o apartamento almejava uma vaga para sua filha Cielly Castro, de 2 anos. A jovem é solteira e sempre se virou sozinha para cuidar dos três filhos pequenos. Agora, com a filha devidamente matriculada, ela pretende arrumar emprego e trabalhar tranquila sabendo que sua caçula estará em boas mãos.
“Foi uma alegria muito grande receber a notícia de que minha filha tinha sido contemplada com uma vaga aqui nessa creche. É um lugar lindo, padrão de escola particular. Acredito que seja o desejo de qualquer família ter seus filhos em um espaço de ensino como esse”, disse ela.
Ainda que tradicionalmente o cuidado e a educação com a criança pequena sejam aqueles assumidos pela família, a prefeitura não tem medido esforços para oferecer esse mesmo serviço na Rede Municipal de Ensino. Tanto as Casas Mãe quanto as unidades Proinfância oferecem uma educação diferenciada para todas as crianças matriculadas, além de cuidados básicos. A prefeita Teresa Surita sabe bem a importância de priorizar a primeira infância, período que vai da gestação aos seis anos de idade.
“Levamos muito a sério a educação. Estamos construindo muitas creches, reformando e construindo casas mãe e escolas. Estamos com uma metodologia igual em todas as escolas, merenda de qualidade, salas climatizadas, uniformes e material de qualidade. Estamos com a consciência tranquila de que dessa forma estamos investindo naquilo que é preciso para a formação da criança e do futuro cidadão”, disse.
No evento de inauguração, entre os convidados para compor a mesa de autoridades, estava o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, George Gress. O superintendente explica que a Creche Proinfância Vila Jardim é a única construída com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, já constantes no processo de construção do Residencial.
“Dentro do programa Minha Casa Minha Vida destinamos parte dos recursos para a construção de equipamentos sociais. Aqui são 3 mil novas habitações, e isso demanda serviços essenciais. E hoje tenho a felicidade de ver a prefeitura operacionalizando o funcionamento da creche, pra gente é a realização final do empreendimento”, disse o superintendente.
A estrutura é moderna e segue o padrão nacional do Ministério da Educação. O espaço é composto por quatro blocos: o administrativo, o bloco de serviços e dois blocos pedagógicos. São oito salas de aula, uma sala multiuso, cozinha, refeitório, salas de repouso, solário, duas baterias de banheiros infantis, feminino e masculino; um banheiro adulto e dois adaptados para pessoas com deficiência, pátio coberto e Playground na área externa.