Quem passa pelas ruas de Boa Vista já deve ter notado a transformação pela qual a cidade está passando. A cidade cresceu, a população aumentou e com isso foi necessário pensar em reestruturá-la. Para que a estrutura do município acompanhasse esse crescimento, a Prefeitura de Vista iniciou no ano passado as obras do maior Projeto de Mobilidade Urbana que a cidade já recebeu.
A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista representa um grande avanço em direção a uma cidade mais inclusiva, democrática e com espaços para todos no trânsito, visando a coletividade e o direito do cidadão. Um exemplo disso é a implantação da ciclovia, que contribuiu com a organização do trânsito, melhorar a vida de quem utiliza a bicicleta seja como meio de transporte, para passeio, para a prática de esporte e até mesmo por hobby, além de garantir mais segurança para quem está mais exposto no trânsito.
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em 2015, Boa Vista registrou 156 acidentes envolvendo ciclistas. Um deles morreu após ser atingido por um carro. A ciclovia traz a proposta de reduzir este índice, garantindo um espaço exclusivo para os ciclistas.
Em janeiro deste ano, a prefeitura inaugurou o primeiro trecho da ciclovia. Quase um quilômetro de via exclusiva. O trecho está localizado na zona Oeste da cidade, na rua Carmelo, bairro Silvio Botelho. A iniciativa foi comemorada pela população. “Agora eu vou mais tranquilo trabalhar, sem o medo de ser atropelado. A ciclovia vai diminuir o tempo que eu gasto para chegar ao serviço, porque não preciso disputar espaço com os carros”, destacou o pedreiro Antônio Conceição Abreu, 47 anos, morador do bairro Dr. Silvio Botelho, que utiliza a bicicleta para ir ao trabalho.
Quem também aprovou a iniciativa foi o aposentado Francisco Nascimento, de 70 anos, morador do bairro Senador Hélio Campos. “Eu tenho muito orgulho de Boa Vista. É uma cidade bem cuidada. Agora tem até ciclovia, coisa que a gente só via em cidade grande”, contou.
O segundo trecho foi inaugurado em abril. Está localizado na avenida Ville Roy, com quase três quilômetros e meio. O trecho vai desde o Estádio Canarinho até as proximidades do Roraima Garden Shopping, no Caçari. A reestruturação da cidade, a organização do trânsito e a iniciativa da prefeitura em projetar um modelo de mobilidade, vista antes apenas nos grandes centros, mostra o compromisso e a preocupação da gestão em resguardar e respeitar a vida e reduzir acidentes.
“Muito bacana essa iniciativa. Espero que as pessoas cuidem, porque é um bem para todos nós. Nossa Cidade está de parabéns! Agora com um espaço exclusivo para pedalar tudo fica melhor, ficamos mais seguros e tranquilos”, disse a técnica em educação, Laide Teles, que pedala por hobby.
Outros trechos da ciclovia estão em plena execução e até mesmo em fase de finalização, como é o caso das vias Jerusalém, Armando Nogueira, São Sebastião, Mestre Albano, Via das Flores, Glaycon de Paiva, Benjamin Constant e Juscelino Kubitschek. No total, a prefeitura vai construir cerca de 50 quilômetros de faixa exclusiva que corta vários bairros da capital, que vai desde o Conjunto Cidadão, na rua N-25, até chegar ao final da avenida Ville Roy, no bairro Caçari, ligando a Zona Oeste à Leste.
A prefeitura também está construindo calçadas na extensão da ciclovia, para que os pedestres sejam resguardados e respeitados. “A Prefeitura de Boa Vista vai continuar trabalhando para garantir espaços para todos no trânsito. Além de tornar Boa Vista uma cidade mais democrática e inclusiva e diminuir o número de acidentes, o objetivo é torná-la a melhor capital com qualidade de vida do Brasil”, destacou o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.