A espera valeu a pena! Agora a Praça das Águas, principal cartão postal de Boa Vista, está de volta totalmente reformada, mais acessível, conectada e segura. Neste sábado, 14, a prefeita Teresa Surita reinaugurou o espaço que promete voltar a ser um dos locais mais frequentados da capital. De acordo com a Guarda Civil Municipal cerca de 20 mil pessoas foram prestigiar o evento, que contou com apresentações do Instituto Boa Vista de Música, Coral ArtCanto e um flash mob feito por integrantes dos projetos sociais e grupos folclóricos.
O brilho nos olhos das crianças e dos adultos era visível. Ao final das apresentações, fogos de artifícios coloriram o céu da praça, fazendo ressurgir o espetáculo das águas que se movimentam no ritmo da música. O auxiliar de estoque, João Rosa, 18 anos, foi ver de perto o resultado. “Ficou show de bola. Tá do mesmo jeito que era antes, só que melhor. Lembra a minha infância. Fico muito feliz em ver minha cidade com mais opções de lazer. Eu que morei três anos em São Paulo, quando voltei notei a diferença. A cidade está mudada”, disse.
Com a reforma, a Praça das Águas ganhou o piso paver, um material mais resistente. Todas as fontes luminosas foram revitalizadas, com troca de pastilhas, bombas d’água, tubulação, painel eletrônico de sincronização e som. A iluminação das fontes é em baroleds RGB, sistema de troca de cores, que permite iluminações em amarelo, vermelho, rosa, azul, azul claro, branco e verde.
Além disso, o Portal do Milênio está de cara nova. O revestimento foi trocado pela cor cobre metálico e o sistema de iluminação, tanto das fontes, quanto ao redor do portal, também mudam de cores. Pensando na segurança, um posto da Guarda Civil Municipal foi construído no local. Todos os dias uma equipe estará de plantão para evitar ações de vandalismo.
A Praça das Águas foi o primeiro espaço a receber inovação tecnológica. Desde 2014, o local dispõe de internet gratuita por meio do projeto Boa Vista Online. E desta vez não poderia ser diferente. A novidade é a implantação de totens para carregar celular. A energia vem de painéis solares instalados acima das torres.
Quem aprovou a ideia foi o professor Eduardo Brito, 28 anos, que aproveitou para carregar o celular. “A praça tem uma pegada tecnológica e também ecológica. É pra esse futuro que estamos caminhando e isso é um exemplo a ser seguido. A internet nas praças é uma realidade e acredito que faz toda a diferença”, destacou.
O ambiente ficou agradável com nova paisagem e com mais acessibilidade. Piso tátil e rampas de acesso foram construídos para garantir que todos possam desfrutar do local. Por meio do Programa Cidade Luz, todo o espaço dispõe de iluminação em vapor metálico, Leds e ainda baroleds no paisagismo.
Acompanhada do senador e agora ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, a prefeita Teresa Surita destacou em sua fala o trabalho desenvolvido em Brasília para conseguir recursos. “Acredito que se a gente conseguia realizar o nosso trabalho graças a ajuda dos nossos amigos em Brasília, agora vai ser melhor com o Romero sendo ministro. Acredito que iremos alcançar o nosso maior sonho, que é tornar Boa Vista a melhor capital em qualidade de vida para se viver. Ressalto ainda que essa é a primeira obra no Brasil inaugurada com o nome no novo presidente, Michel Temer. A gente trabalhou muito para que este sonho se tornasse realidade. Hoje temos esse espaço que está lindo. A gente pede para ter cuidado com o que é nosso e denunciar o vandalismo”, frisou.
História - A Praça das Águas foi inaugurada no ano 2000. Agora está de cara nova, depois de 16 anos. A praça abriga o Portal do Milênio, inaugurado na virada do século 20 para o século 21. Simbolizou a passagem para uma nova dimensão e, alegoricamente, para uma nova cidade. O Portal tem 16 metros de altura e seu revestimento era em chapas de alumínio na cor prata.