Cultura

Prefeitura e Fetec divulgam programação oficial do Boa Vista Junina 2016

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no auditório do Palácio 9 de Julho, na manhã desta segunda feira, 30, pela prefeita, Teresa Surita e o Presidente da Fetec, Daniel Lima.

Por SEMUC

31/05/2016

A 16ª edição do Boa Vista Junina 2016, maior arraial da Amazônia, ocorre de 18 a 26 de junho, na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, centro da cidade. A novidade deste ano é o acendimento da Pira dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na abertura do evento.

O anúncio da programação oficial dos festejos juninos foi feito em coletiva de imprensa no auditório do Palácio 9 de Julho, na manhã desta segunda feira, 30, pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e o Presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Daniel Lima.
Na coletiva, a prefeita Teresa Surita e Daniel Lima anunciaram o repasse de verbas as 24 quadrilhas juninas que irão se apresentar no arraial. Cada uma das 12 quadrilhas do grupo de acesso receberam R$ 20 mil e outras 12 do grupo especial R$ 25 mil. “A prefeitura vem acompanhando o crescimento das quadrilhas juninas de Boa Vista, que a cada ano ampliam suas estruturas para as competições, queremos fazer uma festa bonita e consolidar o nosso arraial, que é o maior da Amazônia”, comentou Teresa Surita.
O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Roraima (LIQUAJUR), Sabá Moura, disse que o arraial de Boa Vista envolve muitas pessoas, trabalha o social e movimenta a economia da cidade, o repasse de recursos para as quadrilhas é uma forma de valorização do movimento cultural na capital.
“Em algumas cidades brasileiras, as quadrilhas juninas não recebem repasses financeiros do poder público, e muitos até admiram o nosso desempenho nas apresentações dos concursos nacionais. A Prefeitura de Boa Vista sempre investe na comunidade quadrilheira e, como forma de agradecimento, sempre procuramos trazer bons resultados e ótimas colocações nos concursos nacionais”, disse Sabá, emocionado.
PROGRAMAÇÃO - O Maior Arraial da Amazônia irá começar às 19h00, com a chegada da Tocha dos Jogos Olímpicos 2016 e cerimônia de acendimento da Pira Olímpica na Praça de eventos Fábio Marques Paracat, centro de Boa Vista. O show nacional da Banda Monobloco marcará o encerramento da passagem da tocha por Boa Vista e o início do arraial Boa Vista Junina 2016.
“A passagem da tocha será um marco para nossa cidade, preparamos um dia inteiro de celebração. A Tocha vai passar por vários lugares, encerrando o percurso à noite, na Praça Fábio Marques Paracat. Em seguida daremos início ao Boa Vista Junina, que este ano terá uma variada programação para todos os gostos”, explicou o presidente da Fetec, Daniel Lima.
A programação do arraial Boa Vista Junina 2016 terá diversas atrações, além da banda Monobloco, o evento terá a presença da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, que conquistaram o Brasil com os hits "Chora, Me Liga", "Colo Colo", "Quero Provar Que Te Amo", "Falando Sério", "Curtição", "Chuva", “Amiga Linda”, “Sorte é ter você”, entre outros. O show está marcado para o dia 22 de junho.
ESTRUTURA - De acordo com a Fetec, o Maior Arraial da Amazônia deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, e a participação de cerca de 200 mil pessoas durante as nove noites de festa junina. Este ano a Arena Junina será montada na Praça Velia Coutinho e terá três alas de arquibancadas coberta, com capacidade para 5 mil lugares.
A novidade deste ano é a Sala de Reboco destinada à cultura nordestina, para o tradicional forró pé de serra. O local também receberá diversas bandas de forró. A festa terá a Praça de alimentação para a degustação de pratos típicos regionais, novos espaços para ambulantes e a Casa da Farinha que irá abrigar a Maior Paçoca do Mundo.
O Maior Arraial da Amazônia terá ainda o Museu Temporário de fotos antigas de festejos juninos passados e o tradicional Malocão Cultural com estilos alternativos, como rock, MPB, hip hop e som eletrônico.
SEGURANÇA - O Boa Vista Junina é uma festa destinada a família. Por isso, para garantir a segurança de todos, a prefeitura irá instalar cerca de 20 câmeras em pontos estratégicos ao longo da praça Fábio Marques Paracat sob o monitoramento da Guarda Municipal em tempo real. Todos os dias, cerca de 50 guardas municipais, 30 agentes de trânsito e pelo menos 80 policiais militares irão garantir a segurança da festa.
INTERNET - A estrutura está sendo montada na Praça de eventos Fábio Marques Paracat e será capaz de atender 2.500 dispositivos simultaneamente. A expectativa é atender mais de 10 mil dispositivos por dia, considerando a rotatividade de pessoas durante as noites de festa. A intenção é dar mais conforto aos usuários e conexão a seus aparelhos eletrônicos.