Começou nesta quarta-feira, 4, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido nacionalmente como Provinha Brasil. O teste visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática das crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Em Boa Vista, 4.821 alunos de 57 escolas municipais urbanas, rurais e indígenas participam do teste, dirigido aos estudantes em processo de alfabetização.
Na manhã desta quarta-feira, 4, quase 150 alunos do 2º ano de ensino fundamental da escola municipal Carmem Eugênia Macaggi participaram do processo de avaliação escolar. O teste foi aplicado e supervisionado por coordenadores pedagógicos que passaram por capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, com metodologias de aplicação, análise e interpretação dos resultados. Os testes seguem nesta quinta-feira, 5.
O exame ocorre em duas etapas, no começo do ano - mês de maio e no final do ano - em novembro. Esses dados, somado a outros instrumentos de avaliações internas (utilizados pelo professor em sala de aula), permitem uma compreensão mais ampla do processo de alfabetização, desenvolvimento e aprendizado das crianças. O teste serve de parâmetro, ao longo do ano, para que gestores e professores possam fazer as intervenções necessárias no sistema de ensino e observar as expectativas do Ministério da Educação (MEC) em relação ao ensino e ao aprendizado das crianças nessa faixa etária.
A coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Zaira Priscila Silva, comentou que o teste identifica a situação da alfabetização em leitura e matemática dos alunos para que a gestão municipal possa fazer as intervenções necessárias. Os avanços significativos do ensino municipal dependem do resultado do teste. “Ano passado, a escola municipal Carmem Eugênia Macaggi não teve aluno algum reprovado, nós avaliamos que esses alunos não tiveram problemas em leitura e nem em matemática porque participaram do teste em 2015”, disse.