O município de Boa Vista conta com dois novos serviços de Saúde. A prefeita Teresa Surita reinaugurou nessa quarta-feira, 1º, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Olenka Mecellaro Thomé Vieira do bairro Caimbé, que passou a funcionar 24 horas, de segunda a sexta-feira, e ampliou até meia noite o horário para atendimento na unidade de saúde do Caranã, professor Mariano de Andrade.
Os postos de saúde passaram por readequações e reformas, o funcionamento seguirá o mesmo padrão das demais unidades, com atendimento de referência à atenção básica. A única diferença está no horário estendido. Nessas unidades não haverá atendimentos de pronto atendimento e de emergência. É mais uma opção para quem não têm tempo hábil de fazer uma consulta durante o dia.
Após a reinauguração, a Unidade de Saúde Caranã finalizou os atendimentos com 44 consultas médicas, 3 consultas com enfermeiro, 2 pré-natais, 1 teste de gravidez, 6 pessoas vacinadas, 1 nebulização, 11 cartões do SUS emitidos e despacho de 31 receitas na farmácia.
Para dona Maria Raimunda Batista, 59 anos, com horário estendido, ficou muito melhor ir ao médico.“Moro perto da unidade de saúde, e dias antes da reinauguração fui marcar uma consulta e me disseram que o atendimento iria até meia noite a partir da quarta-feira, e ficou muito melhor a gente vir à noite. O local é climatizado e agora é seguir o tratamento para reumatismo”, destacou.
Atualmente, 32 Unidades Básicas de Saúde funcionam da capital. O posto Délio Tupinambá, no Nova Cidade, foi o primeiro que estendeu o horário de atendimento até meia-noite. A mudança ocorreu em março e já foram registrados mais de dez mil atendimentos.
A atenção a saúde do município de Boa Vista é parte da proposta da gestão de governo da prefeita Teresa Surita. No mês de maio passado, as unidades começaram a receber novo mobiliário, itens como: mesas, cadeiras, armários, estantes, frigobar, lixeiras, arquivos de aço, mesas para reunião e para computadores, carrinhos de limpeza e outros.
“O trabalho de melhoria na saúde não para. É mais um serviço assumido na minha proposta de governo que estamos entregando a população. Temos trabalhado constantemente para melhorar o acolhimento e ofertar um serviço de qualidade e com segurança. Todos os nossos profissionais de saúde estão passando por capacitação. Todo esse investimento é para alcançar o nosso sonho de tornar a cidade a melhor em qualidade de vida para se viver”, disse a prefeita Teresa Surita.
MELHORIAS – Ao assumir a gestão, a prefeita Teresa Surita, encontrou apenas 15 equipes da Estratégia Saúde da Família, que atuavam nas Unidades Básicas de Saúde. Com os investimentos realizados, esse número saltou para 55. As equipes contam com médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que fazem visitas domiciliares levando a saúde até a população.
Com a população estimada em 320 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, Boa Vista conta com uma Unidade Básica de Saúde para cada 10 mil moradores da capital.
A rede municipal de saúde conta com 873 profissionais qualificados, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que dedicam boa parte do dia a cuidar das pessoas. Os concursos seletivos feitos na atual gestão contribuíram para aumentar as contratações e oferecer uma rede maior de atendimento.
CONHEÇA OS SERVIÇOS OFERTADOS DE ACORDO COM OS HORÁRIOS:
Das 8h às 12h e das 14h às 18h:
-Atendimento médico (Estratégia Saúde da Família)
-Consulta enfermagem
-Preventivo
-Pré-natal
-Teste rápido de HIV
-Sífilis,
-Hepatite B e C
-Pesagem do Bolsa Família
-Curativo
-Nebulização
-Atendimento com Assistente Social (Caranã e Olenka)
-Psicólogo (Olenka e Caranã)
-Coleta de exames laboratoriais,
-Visita domiciliar
-Puericultura
Assistência farmacêutica
-Planejamento familiar
-Emissão do cartão do SUS
-Atendimento odontológico.
Das 18h às 22h
-Atendimento médico
-Exame preventivo
-Teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C
-Curativo
-Nebulização
-Pesagem Bolsa Família
-Emissão do cartão SUS
Das 22h às 7h
-Atendimento médico (ambulatório)