Saúde

Hospital da Criança é parceiro na campanha Julho Verde contra o câncer de cabeça e pescoço

Crianças foram avaliadas pela coordenadora da campanha e especialista em cirurgias de cabeça e pescoço.

Por SEMUC

27/07/2018

O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) é uma das instituições parceiras na prevenção do câncer de cabeça e pescoço e promoveu na quinta-feira, 27, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, diversos atendimentos voltados a crianças que possuem alguma alteração nessas regiões.

Este é o terceiro ano que a Sociedade realiza a campanha e aqui em Roraima; pela primeira vez as ações foram voltadas para o público infantil. “Apesar do fator de risco em criança não ser tão frequente é preciso prevenir. A nossa intenção é o diagnóstico precoce, quanto mais cedo, melhor para tratar”, destaca a coordenadora da campanha em Roraima e médica especialista em cabeça e pescoço, Ragly Rossi.

O paciente Carlos Vinicius, 11, foi uma das crianças examinadas pela especialista. A mãe, Isabel Cristina Feitosa, 35, disse que ele tem um nódulo um pouco saliente na região do queixo e isso preocupou bastante a família. Ela aproveitou o dia de atendimentos e levou os exames para a médica avaliar.

“Sai bastante aliviada pelo diagnóstico, ela explicou que é apenas uma má formação, não precisa me preocupar que pelo resultado dos exames não é câncer. Fico mais aliviada e vou levá-lo para o especialista que ela me indicou”, afirma Isabel.

Jordeane Pereira Costa, 25, levou a pequena Roberta de cinco anos para a avaliação de um carocinho no pescoço. “Ela examinou e disse que não há o que se preocupar e que com o tempo esse carocinho vai sair, mas pediu para voltar outra vez. Foi ótima essa oportunidade de vir sem precisar marcar consulta”, garante.

O Hospital da Criança Santo Antônio realiza cirurgias de tumores benignos e malignos de cabeça e pescoço desde 2015. Ao todo já foram realizadas 336 cirurgias. Os atendimentos ambulatoriais são feitos sempre às quintas-feiras, no período da tarde e as cirurgias as segundas pela manhã.