Serviços odontológicos: Pacientes têm procedimentos agendados até conclusão do tratamento
Os pacientes aprovam o novo sistema que garante o agendamento dos retornos até a conclusão do tratamento.

Por SEMUC
25/07/2018
O novo sistema de atendimento dos serviços odontológicos oferecidos à população no município de Boa Vista aos poucos vai tomando forma e garantindo que os pacientes façam o tratamento até o final. Atualmente oito unidades de saúde já funcionam com esse tipo de agendamento.
Antes as consultas para cada procedimento tinham que ser marcadas de acordo com as vagas disponibilizadas. Hoje o paciente já sai do consultório com o retorno agendado para todos os procedimentos necessários até que sua saúde bucal seja restabelecida.
“O novo sistema facilitou muito. Hoje a maioria dos pacientes consegue fazer todos os procedimentos até o final do tratamento. Já na primeira consulta conseguimos fazer uma avaliação geral, agendando os demais tratamentos”, destaca a dentista Nyci Anne Boh Chaves, da unidade Délio Tupinambá, no bairro Nova Cidade.
De acordo com a dentista, até o momento, apenas aquelas pessoas que buscam a unidade em casos emergenciais, com dor de dente, não retornam para fazer o tratamento adequado. “É difícil esse tipo de paciente voltar. Depois que passa a dor, ele infelizmente não retorna para dar continuidade ao tratamento, e isso é prejudicial para a saúde bucal”, afirma a dentista.
A Dona Elivânia Sousa Oliveira, 27, mãe da Emilly, de seis anos, aprovou o novo sistema de atendimento. “Muito bom, vim aqui semana passada e hoje já estou na segunda consulta, dando continuidade ao tratamento da minha filha. Antes eu precisava vir marcar toda vez que fosse fazer um procedimento, nem sempre conseguia vaga”.
A autônoma e dona de casa Natalia Martins Persaud, 30, foi no primeiro dia de consulta hoje e já recebeu a data do retorno. “Melhorou bastante, às vezes eu desistia do tratamento porque não conseguia vir marcar os demais procedimentos, não havia vagas ou não conseguia liberação do trabalho. Estou confiante de que agora vou até o final”.
A mudança visa aperfeiçoar os serviços odontológicos e ampliar o acesso ao atendimento para a população, além de minimizar a demanda reprimida nas unidades de saúde da rede municipal.
O novo modelo de atendimento já está funcionando em fase experimental em oito unidades básicas de saúde com as equipes de Estratégia Saúde da Família: Buritis, Arminda Gomes (Jóquei Clube), Aygara Motta (Cidade Satélite), Sayonara Dantas (Senador H. Campos), Hélio Macedo (Jardim Caranã), Olenka Macellaro (Caimbé), André Gurjão (Conjunto Cidadão) e Délio Tupinambá (Nova Cidade). A ideia é implantar em toda a rede de saúde do município.
Na primeira consulta os profissionais além de avaliarem o paciente, orientam e repassam dicas de cuidados permanentes com a saúde bucal, como escovação, a utilização correta do fio dental e outros. Os serviços oferecidos nas unidades são de restauração, extração, raspagem, cirurgia de acesso e, quando necessário, encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura de Boa Vista.